Pular para o conteúdo principal

Para relaxar no Trabalho de Parto

Lendo e relendo relatos, relembrando meus partos, assistindo videos de nascimentos humanizados, eu me lembrei dos mantras que usei durante meus TP's e alguns que li e que achei muito interessante para serem repassados as mães que vão ter um parto pela primeira vez.

Para quem não sabe, a boca e o canal de parto (vagina) tem uma ligação direta. Abrir a boca, cantar, entoar mantras, beijar e tudo mais que tiver ligação com a emissão de sons ajuda com o relaxamento do corpo e facilita a dilatação e o parto em si.

O parto é dividido em fases: Fase inicial, fase ativa, fase de transição e expulsivo.

Em cada uma delas, um determinado comportamento ajuda o processo ser mais fácil, e faz com que a dilatação ocorra mais facilmente.

Com o uso da respiração correta, posições confortáveis, massagens de compressão, água quente (banheira ou chuveiro), movimentação do quadril, bolsa de água quente na lombar, exercícios de relaxamento, geralmente o processo flui bem e tranquilamente.

Quando a "coisa" aperta, entoar os mantras (ou qualquer coisa que esteja ligada a abrir a boca) reduz muito a dor. Ouvir palavras carinhosas e positivas também ajuda muuuuuito (essa é para os acompanhantes...hehe)

Pega a caneta, anote tudo e compartilhe com seu marido, mãe, amiga, ou quem quer que seja que possa te ajudar na hora P.

Aaaaaaaaaabre: enquanto entoa esse mantra, imagine o seu canal de parto se abrindo lentamente, a cada contração.
Veeeeeeeeem meu filho (a): A dor vem devagar, vai subindo, alcança um pico e depois decresce. Imagine seu bebê, centimetro a centimetro, vem cada vez mais, descendo pelo canal, sendo apertado pela pressão das contrações, como um abraço de seu corpo acalentando-o, para que logo ele esteja em seus braços.
Eu te recebo/aceito: Receba e aceite toda dor e a alegria por ser mãe. A maternidade é alegria, mas é dor também, e o parto é "fichinha" para o que vem depois. ;-P
Menos uma: quando a dor for demais para você e achar que não vai mais aguentar, pense que é MENOS UMA contração, e não que virá mais uma. Pense que, logo, logo seu bebê estará em seus braços. O pensamento positivo faz maravilhas.

Aqui alguns links de mantras que amigas adeptas do budismo que passaram. Para quem pratica meditação fica a dica:

http://www.youtube.com/watch?v=suWYpXu8C8M

http://www.youtube.com/watch?v=_h2rFVPCSPE

http://www.youtube.com/watch?v=d63COahIpVM

http://www.youtube.com/watch?v=X-rBQhGXKr8

Alguém tem mais dicas de frases ou mantras que utilizou no TP e gostaria de compartilhar com as leitoras do blog?

Deixe seu comentário

Comentários

  1. Amiga Parabéns pela coragem e por dividir sua experiencia!!! agora estou com mais forças ainda para seguir no meu propósito de ter meu bebe no aconchego do meu lar, com meu marido e meu filho me apoiando e fazendo deste momento o mais emocionante das nossas vidas. Decidi a 1 semana ter meu bebe em casa, um parto natural, humanizado e familiar!!! rsrs... seu depoimento me ajudou muito... alguns detalhes como quando e onde cortar o cordão umbilical??? a cor e aparencia de uma placenta normal??? ainda me deixam um pouco apreensiva... se puder me dar mais detalhes eu ficarei imensamente grata... MEU EMAIL: janahinaborges@hotmail.com. Gostaria muito de que nos tornássemos amigas e pudéssimos trocar nossas experiencias...

    Bjsss

    ResponderExcluir
  2. Olá, adorei seu blog, vou sempre entrar aqui pra conferir. Vc deve ter muita dica pra me passar como mãe.
    entra no meu blog e siga tb se gostar, comecei agora, mas esta ficando super informativo.
    Grande beijo
    www.passeioscomcriancas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Eu falava "vai passar, vai passar, vai passar..." Mas teve o momento do "Ai meu Deus, me ajudaaaaaa" hehehe E Ele ajudou!

    bjs

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Obrigada por contribuir com seu comentário!
Todos os comentários são lidos e moderados previamente.
Estamos dispostas a ajudar no que for preciso!

Postagens mais visitadas deste blog

Parir sorrindo

Para quem já viu é sempre bom rever, para quem não viu e acredita que parto é a pior coisa do mundo, ta aqui a prova de que, com bons profissionais e pessoas dispostas a ajudar, o parto pode ser uma experiência de muito prazer! Muito lindo!

Homeopatia e Alopatia: você sabe a diferença?

Por Rosana Oshiro O momento em que a doença afeta nossos filhos é o de maior preocupação para nós que somos pais e mães. Logo queremos levá-los ao médico para que receite algum medicamento que os livre "daquele mal". Já falamos aqui e aqui sobre a febre, e o hoje vou falar de duas principais formas de tratamento de doenças infantis: Homeopatia e Alopatia. Você sabe a diferença entre elas? Quando ouvi falar sobre homeopatia pela primeira vez, imaginei ser algo como "remédio de curandeiro" ou uma "simpatia" e nem dei muita bola...huahuahuahuahuauha Conversando, certa vez, como amiga que cursava faculdade de "Farmácia" ela me explicou de forma simples e clara que: - Homeopatia é o tratamento feito com substâncias "iguais" às da doença, buscando combater a doença como um todo. - Alopatia é o tratamento feito com substâncias "opostas" às da doença, que busca combater os sintomas das doenças. Depois, pesquisando mais e lendo sobr

Licença maternidade no Japão

É comum as mulheres trabalhadoras não conhecerem seus direitos e deveres quando gravidas no Japão. Recentemente, recebi várias instruções no curso de japonês que realizei pela JICE e gostaria de passar para as que estão em duvidas de seus direitos. Vou escrever por tópicos de forma bem clara e simples, caso alguém tenha alguma duvida, pode me escrever pela guia de contato ou deixar seu comentário no post que terei prazer em esclarecer. Vamos lá! - Como já disse em uma postagem anterior, toda mulher gravida no Japão, que não tem o hoken (Shakai ou kokumin) deve providenciá-lo o mais rapido possível, porque só através dele é possível receber os benefícios que a lei concede. - A mulher que trabalha, há mais de 1 ano com o mesmo empregador (se for empreiteira pode ter mudado de empresa), e tem o Shakai Hoken há mais de 1 ano também, tem direito a licença maternidade remunerada em 60% de seu salário normal, durante o período da licença. - O periodo de licença é de aproximadamente 98 dias,