Pular para o conteúdo principal

Sobre o uso excessivo da tecnologia

Trecho de um artigo originalmente publicado no site Midwife today

Uma mulher de Iowa foi recentemente encaminhado a um hospital universitário durante o trabalho por causa de possíveis complicações. Lá, ficou decidido que a cesariana deveria ser feita. Após a cirurgia foi concluída e a mulher deveria ficar de repouso pós-operatório em seu quarto de hospital, mas ela entrou em choque e morreu. Uma autópsia revelou que, durante a cesariana do cirurgião acidentalmente pegou a veia aorta, a maior artéria do corpo, levando a hemorragia interna, choque e morte.

A cesariana pode salvar a vida da mãe ou do bebê. A cesariana também pode matar a mãe ou o bebê. Como pode ser isso? Como cada único processo ou tecnologia utilizada durante a gravidez e o nascimento traz riscos tanto para mãe e bebê. A decisão de usar a tecnologia é um julgamento de chamada pode tornar as coisas melhores ou piores.

Estamos vivendo na era da tecnologia. Desde que o homem conseguiu ir à Lua, nós acreditamos que a tecnologia pode fazer de tudo para resolver todos os nossos problemas. Assim é natural que os médicos e os hospitais estejam usando mais e mais a tecnologia no parto e nas mulheres grávidas. Mas as tecnologias tem resolvido todos os problemas que podem surgir durante o parto? Dificilmente. Vamos dar uma olhada no histórico recente.

O aumento do uso recente de tecnologia durante a gravidez e o parto resultou em menor número de bebês mortos ou com sequelas pos parto?

Nos Estados Unidos, não houve diminuição nos últimos 30 anos no número de bebês com paralisia cerebral. A maior causa de morte de recém-nascidos é um peso muito baixo, mas o número de pequenos bebês nascidos também não diminuiu nos últimos 20 anos. O número de bebês que morrem ainda no útero não diminuiu em mais de uma década. Embora nos últimos 10 anos tenha havido uma ligeira queda no número de bebês que morrem durante sua primeira semana após o nascimento. Os dados científicos sugerem um aumento do número de bebês que sobrevivem a primeira semana, mas que têm danos cerebrais permanentes.

O uso crescente da tecnologia para salvar as vidas das mulheres grávidas e no atendimento ao parto ajudou mais?

Nos Estados Unidos os dados científicos não mostram diminuição nos últimos 10 anos no número de mulheres que morrem em torno da época do nascimento (mortalidade materna). De fato, dados recentes sugerem um aumento assustador no número de mulheres que morrem durante a gravidez e no parto nos Estados Unidos. Então pode-se dizer que o aumento do uso de tecnologias de nascimento não só "não salva" mais vidas de mulheres, como também "mata" mais mulheres. Esta possibilidade tem uma explicação científica razoável: cesariana e anestesia epidural, ambas foram usadas mais neste país e sabemos que ambas,cesariana e anestesia peridural, podem resultar em morte.

Nós não devemos ficar surpresos com esse histórico recente (e ruim) de nascimento por causa do abuso da alta tecnologia.

Por muitas décadas, no meio do século 20, o número de crianças que morreriam em torno da data de nascimento foi diminuindo. Isso deve-se, não aos progressos da medicina, mas principalmente pelos avanços sociais: a diminuição da pobreza extrema, uma melhor alimentação e melhor habitação, e o mais importante, a diminuição da mortalidade deve-se ao planejamento familiar, resultando em menos mulheres com gravidezes e muitos nascimentos.

O atendimento médico também foi responsável por alguns dos índices de diminuição da mortalidade dos bebês, não por causa de intervenções de alta tecnologia, mas por causa de avanços médicos básicos, tais como a descoberta dos antibióticos e a capacidade de dar transfusões de sangue seguras.

Nunca houve qualquer evidência científica de que as intervenções de alta tecnologia, tais como o uso rotineiro de monitoramento eletrônico fetal durante o trabalho de parto, pudessem diminuir a taxa de mortalidade de bebês. *(ou que o uso excessivo de ultrassons durante a gestação pudesse trazer ao mundo um bebê mais saudável)

O que isto significa é que "se colocar nas mãos de um médico e de um hospital de alta tecnologia" não garante um nascimento mais seguro". Cada pessoas deve assumir a responsabilidade por seu parto, incluindo a decisão de ter tecnologia usada em si e em seu bebê.

Lembre-se, a tecnologia não é "boa ou ruim", mas pode ser utilizada de forma boa ou ruim.

Os aviões podem ser usados para levar você para visitar sua família num lugar distante, ou pode ser usado para lançar bombas sobre mulheres e crianças. Como a tecnologia é usada em você durante a gravidez e o parto é de grande importância porque pode ajudar você e seu bebê ou também prejudicar você e seu bebê.

*trecho acrescentado por mim, em relação a quantidade abusiva de ultrassons realizados aqui no Japão

Comentários

  1. Rosana, adorei esse post!
    Aliás, o artigo todo é muito bom, pena que está em inglês e eu não tenho paciência para traduzir!
    Vou colocar esse texto lá no meu blog, com os devidos créditos à vc (tradutora) e ao seu blog, claro! Pois esse texto é de utilidade pública, vale a pena ser divulgado!
    Bjos,
    Taiza

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Obrigada por contribuir com seu comentário!
Todos os comentários são lidos e moderados previamente.
Estamos dispostas a ajudar no que for preciso!

Postagens mais visitadas deste blog

Parir sorrindo

Para quem já viu é sempre bom rever, para quem não viu e acredita que parto é a pior coisa do mundo, ta aqui a prova de que, com bons profissionais e pessoas dispostas a ajudar, o parto pode ser uma experiência de muito prazer! Muito lindo!

Homeopatia e Alopatia: você sabe a diferença?

Por Rosana Oshiro O momento em que a doença afeta nossos filhos é o de maior preocupação para nós que somos pais e mães. Logo queremos levá-los ao médico para que receite algum medicamento que os livre "daquele mal". Já falamos aqui e aqui sobre a febre, e o hoje vou falar de duas principais formas de tratamento de doenças infantis: Homeopatia e Alopatia. Você sabe a diferença entre elas? Quando ouvi falar sobre homeopatia pela primeira vez, imaginei ser algo como "remédio de curandeiro" ou uma "simpatia" e nem dei muita bola...huahuahuahuahuauha Conversando, certa vez, como amiga que cursava faculdade de "Farmácia" ela me explicou de forma simples e clara que: - Homeopatia é o tratamento feito com substâncias "iguais" às da doença, buscando combater a doença como um todo. - Alopatia é o tratamento feito com substâncias "opostas" às da doença, que busca combater os sintomas das doenças. Depois, pesquisando mais e lendo sobr

Licença maternidade no Japão

É comum as mulheres trabalhadoras não conhecerem seus direitos e deveres quando gravidas no Japão. Recentemente, recebi várias instruções no curso de japonês que realizei pela JICE e gostaria de passar para as que estão em duvidas de seus direitos. Vou escrever por tópicos de forma bem clara e simples, caso alguém tenha alguma duvida, pode me escrever pela guia de contato ou deixar seu comentário no post que terei prazer em esclarecer. Vamos lá! - Como já disse em uma postagem anterior, toda mulher gravida no Japão, que não tem o hoken (Shakai ou kokumin) deve providenciá-lo o mais rapido possível, porque só através dele é possível receber os benefícios que a lei concede. - A mulher que trabalha, há mais de 1 ano com o mesmo empregador (se for empreiteira pode ter mudado de empresa), e tem o Shakai Hoken há mais de 1 ano também, tem direito a licença maternidade remunerada em 60% de seu salário normal, durante o período da licença. - O periodo de licença é de aproximadamente 98 dias,