Pular para o conteúdo principal

Como cuidar do umbigo

O cordão umbilical liga a placenta da mãe ao umbigo do bebê e é super importante: leva os nutrientes ao feto e tira dele o lixo metabólico.

Quando o recém nascido nasce, o ideal é esperar o cordão parar de pulsar. E ele para. Assim, evita-se, muito mais eficientemente do que com vitamina K, a síndrome hemorrágica do neonato.

Existem muitas maneiras de se cuidar daquele coto umbilical que dá arrepios.

A mais usada até pouco tempo atrás era com álcool 70%. Passava o álcool no umbigo do bebê várias vezes ao dia, até ele secar e cair SOZINHO. Como alternativa, também poderia se usar tintura mãe de calêndula.

Hoje em dia, recomenda-se não passar nada. Lavar bem com água e sabão no banho e só. Acreditem, o coto umbilical cai.

Eu usei álcool 70% na minha mais velha, a Melissa. Demorou uma semana para cair. No João, usamos tintura mãe de calêndula. Demorou mais de 20 dias para cair, mas caiu. Sem nenhum problema. Com o Zé, usamos calêndula, mas só uma vez por dia, após o banho. Demorou um mês para cair. E caiu.

Sem pressa, sem machucar, com carinho.

Para limpar, só precisa levantar o coto umbilical, sem puxar, lavar bem a parte do umbigo que fica grudada na barriga. Enxágue muito, muito bem. E depois do banho, seque muito. se não conseguir secar com a toalha, use uma fraldinha, um pedaço de algodão, um cotonete. Precisa deixar bem sequinho para evitar assaduras. Se o xixi vazar para cima, também é legal lavar. Se vazar cocô por todos os lados (e acontece, viu?), também. Se o bebê estiver suando muito, mais uma vez.
Se não deixar sujo, não vai haver problema.

Se ficar UM POUCO vermelhinho, capriche mais na limpeza, mas sempre delicadamente. Se houver pus, é hora de procurar o pediatra!

Só mais uma coisa: nada de moedas, teias de aranha e coisas do tipo, han? Elas só facilitam uma infecção!

Imagem daqui.

Comentários

  1. Olá! :)

    Tenho um selinho para vocês no meu blog: www.rituaismaternos.com

    Continuem o bom trabalho que têm feito. Têm artigos muito bons. :)

    Bjs
    MJ

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Obrigada por contribuir com seu comentário!
Todos os comentários são lidos e moderados previamente.
Estamos dispostas a ajudar no que for preciso!

Postagens mais visitadas deste blog

Parir sorrindo

Para quem já viu é sempre bom rever, para quem não viu e acredita que parto é a pior coisa do mundo, ta aqui a prova de que, com bons profissionais e pessoas dispostas a ajudar, o parto pode ser uma experiência de muito prazer! Muito lindo!

Homeopatia e Alopatia: você sabe a diferença?

Por Rosana Oshiro O momento em que a doença afeta nossos filhos é o de maior preocupação para nós que somos pais e mães. Logo queremos levá-los ao médico para que receite algum medicamento que os livre "daquele mal". Já falamos aqui e aqui sobre a febre, e o hoje vou falar de duas principais formas de tratamento de doenças infantis: Homeopatia e Alopatia. Você sabe a diferença entre elas? Quando ouvi falar sobre homeopatia pela primeira vez, imaginei ser algo como "remédio de curandeiro" ou uma "simpatia" e nem dei muita bola...huahuahuahuahuauha Conversando, certa vez, como amiga que cursava faculdade de "Farmácia" ela me explicou de forma simples e clara que: - Homeopatia é o tratamento feito com substâncias "iguais" às da doença, buscando combater a doença como um todo. - Alopatia é o tratamento feito com substâncias "opostas" às da doença, que busca combater os sintomas das doenças. Depois, pesquisando mais e lendo sobr

Licença maternidade no Japão

É comum as mulheres trabalhadoras não conhecerem seus direitos e deveres quando gravidas no Japão. Recentemente, recebi várias instruções no curso de japonês que realizei pela JICE e gostaria de passar para as que estão em duvidas de seus direitos. Vou escrever por tópicos de forma bem clara e simples, caso alguém tenha alguma duvida, pode me escrever pela guia de contato ou deixar seu comentário no post que terei prazer em esclarecer. Vamos lá! - Como já disse em uma postagem anterior, toda mulher gravida no Japão, que não tem o hoken (Shakai ou kokumin) deve providenciá-lo o mais rapido possível, porque só através dele é possível receber os benefícios que a lei concede. - A mulher que trabalha, há mais de 1 ano com o mesmo empregador (se for empreiteira pode ter mudado de empresa), e tem o Shakai Hoken há mais de 1 ano também, tem direito a licença maternidade remunerada em 60% de seu salário normal, durante o período da licença. - O periodo de licença é de aproximadamente 98 dias,