Pular para o conteúdo principal

Escola japonesa x escola brasileira

Quem tem filhos aqui, uma hora ou outra vai lidar com essa questão. Não vou ser técnica, nem dizer o que é melhor ou pior. Vou dar a minha opinião, como mãe de (quase) duas crianças em idade escolar, com base em pesquisas próprias.

Na minha concepção, a gente deveria responder a duas perguntas:
1- Quanto dinheiro eu posso gastar com a escola?
Infelizmente, as escolas brasileiras são caras. Mais caras, pelo menos, que as escolas japonesas não particulares. Mesmo a escola japonesa é paga: a gente paga o almoço, o material, algumas coisinhas simples e, quase sempre, baratas.

2- Quanto tempo vamos ficar no Japão (ou em qualquer outro lugar do mundo)?
Eu acredito que, se a idéia é ficar no Japão para sempre, o ideal é a escola japonesa. Se a criança obtiver a mesma educação das crianças japonesas, ela vai ter mais chances no mercado de trabalho. Vai poder cursar uma faculdade aqui sem grandes problemas.

Agora, se a idéia é ficar por um tempo determinado, depois voltar ao Brasil, é melhor colocar em escola brasileira. Por mais que a matemática seja a mesma em qualquer lugar do mundo, todo o resto não é. Não é impossível a criança se adaptar e conseguir notas boas quando retorna à pátria, mas como alguém que passou por isso, eu digo: é muito trabalhoso, cansativo e estressante.

Claro, existem várias outras coisas a serem consideradas, mas acredito que esses dois pontos são os mais importantes.
As escolas brasileiras daqui, em sua maioria, não atendem às expectativas, não passam o conteúdo necessário (aliás, como a maioria das escolas por lá, mesmo), os professores não estão preparados, nem atualizados, muito menos motivados. Não existem em qualquer esquina, como as escolas japonesas, podem não ser certificadas, além da criança criar um círculo social fechado.

Já as escolas japonesas, apesar de uma boa parte estar preparada e ter suporte para os estrangeiros, são muito diferentes do que nós conhecemos. Elas exigem muito das crianças e dos responsáveis. São reuniões, afazeres, festas, marmitas, passeios, visitas do professor em casa, dos pais na escola…. E a preparação começa 6 meses antes do início das aulas. Praticamente impensável no Brasil. A gente não escolhe a escola: simplesmente vamos para a escola mais próxima de casa. Pode ser difícil conversar com o professor, com a escola. Também existe o problema do ijime, que não ocorre só com estrangeiros, mas ocorre bastante. E quando não se consegue uma comunicação boa com a escola, dificilmente o problema será resolvido. O pior é quando os pais não conseguem ajudar os filhos com as tarefas de casa.

Nenhuma das opções é 100%, nunca. Em nada, na verdade, mas aqui realmente fica quase num 50%-50%. Cada família vai precisar pensar nas possibilidades, nos planos, nos prós e contras, conversar, visitar ambas as escolas e, só assim, decidir a melhor opção.

Lembrando que, apesar de complicada, a adaptação acontece e rápido. Tanto para quem muda de escola brasileira (do Brasil ou daqui) para escola japonesa, quanto para quem muda de escola japonesa para a escola brasileira. E quase sempre existe a opção de mudar.

Comentários

  1. Boa noite, vamos para o Japão daqui uns meses, minhas filhas tem uma 3 e uma 5,o que seria melhor, escolha japonesa ou brasileira?

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Obrigada por contribuir com seu comentário!
Todos os comentários são lidos e moderados previamente.
Estamos dispostas a ajudar no que for preciso!

Postagens mais visitadas deste blog

Parir sorrindo

Para quem já viu é sempre bom rever, para quem não viu e acredita que parto é a pior coisa do mundo, ta aqui a prova de que, com bons profissionais e pessoas dispostas a ajudar, o parto pode ser uma experiência de muito prazer! Muito lindo!

Homeopatia e Alopatia: você sabe a diferença?

Por Rosana Oshiro O momento em que a doença afeta nossos filhos é o de maior preocupação para nós que somos pais e mães. Logo queremos levá-los ao médico para que receite algum medicamento que os livre "daquele mal". Já falamos aqui e aqui sobre a febre, e o hoje vou falar de duas principais formas de tratamento de doenças infantis: Homeopatia e Alopatia. Você sabe a diferença entre elas? Quando ouvi falar sobre homeopatia pela primeira vez, imaginei ser algo como "remédio de curandeiro" ou uma "simpatia" e nem dei muita bola...huahuahuahuahuauha Conversando, certa vez, como amiga que cursava faculdade de "Farmácia" ela me explicou de forma simples e clara que: - Homeopatia é o tratamento feito com substâncias "iguais" às da doença, buscando combater a doença como um todo. - Alopatia é o tratamento feito com substâncias "opostas" às da doença, que busca combater os sintomas das doenças. Depois, pesquisando mais e lendo sobr

Licença maternidade no Japão

É comum as mulheres trabalhadoras não conhecerem seus direitos e deveres quando gravidas no Japão. Recentemente, recebi várias instruções no curso de japonês que realizei pela JICE e gostaria de passar para as que estão em duvidas de seus direitos. Vou escrever por tópicos de forma bem clara e simples, caso alguém tenha alguma duvida, pode me escrever pela guia de contato ou deixar seu comentário no post que terei prazer em esclarecer. Vamos lá! - Como já disse em uma postagem anterior, toda mulher gravida no Japão, que não tem o hoken (Shakai ou kokumin) deve providenciá-lo o mais rapido possível, porque só através dele é possível receber os benefícios que a lei concede. - A mulher que trabalha, há mais de 1 ano com o mesmo empregador (se for empreiteira pode ter mudado de empresa), e tem o Shakai Hoken há mais de 1 ano também, tem direito a licença maternidade remunerada em 60% de seu salário normal, durante o período da licença. - O periodo de licença é de aproximadamente 98 dias,