Pular para o conteúdo principal

Os pernilongos e o verão

Verão é quente, é tempo de janelas abertas, pouca roupa, passeios ao ar livre, chapéus, sorvetes, omatsuri......
Mas também é a infeliz época dos pernilongos.

Hoje em dia, existem tantos produtos anti-mosquitos que a gente quase não se lembra deles: katori senkou, aparelhinhos de tomada, relógio repelente, repelentes de pele em creme, gel, spray, pulseira, adesivo........
O que a gente não imagina é o mal que eles podem causar no nosso organismo! E causam, viu?

Então, aqui, deixo uma lista de como lidar com os bichinhos sem afetar nossa saúde:
- matando! Com as mãos, com os mata-pernilongo (vendidos em loja de 100 ienes), com o chinelo,... enfim. O melhor jeito é molhar as mãos (ou o que você vai usar para exterminar os bichos), porque ele "gruda" e não consegue escapar. Então, molhe as mãos, deixe o local pouco iluminado e use uma lanterna para encontrá-los. E mate, pelo menos, o dobro do número de pernilongos que você viu! Não descanse antes disso.

- usando telas de proteção. E, quando for entrar em casa, abra e feche a porta o mais rápido possível!

- com casca de laranja ou folhas de louro, no aparelhinho de tomada. Daqueles com o espacinho para colocar a pastilha, OK? Você coloca a casca da laranja ou as folhas de louro lá no lugar da pastilha e liga na tomada. O ponto fraco desse método é que ele tem uma duração curta, então, eu sugiro que você feche armários, gavetas e afins, deixe uma saída para os pernilongos (tipo uma fresta na janela), ligue o aparelho na tomada e esqueça. Depois de uma hora, mais ou menos, feche a saída e deixe o aparelho na tomada mais um tempo. Em duas, três horas, o cheiro acaba, então o ideal é desligar da tomada ou trocar o recheio.

- com óleos essenciais! É só usar aqueles kits de aromatizar ambientes com vela e óleo, sabem? Aqueles com o espacinho para o óleo em cima e o espacinho para a vela embaixo. Coloca umas 5, 10 gotas de óleo essencial (os mais eficazes, até agora, foi a citronela, aqui em casa) e um pouco de água. Acende a vela e deeeeeeixa...... Espanta todos os bichos. Eu prefiro deixar a saída para os pernilongos e depois fechar, como no item acima. Mas tem que deixar aberto uns 10 minutos, depois fechar, porque ele dura menos e é mais intenso.

- incenso! É só acender o incenso no ambiente a ser "despernilongado". Prático, rápido e ótimo!

- com repelentes naturais. Aqui em casa, eu faço. Comprei um potinho de spray de 50mL. Coloco 5, 10 gotas de óleo de citronela, pouco menos da metade de álcool e o resto com água. E espirro nas janelas, portas e na gente, quando vamos sair. Quando vai usar a mistura em bebês, usar o mínimo de álcool possível! O óleo de citronela com água funciona bem, mas precisa misturar bem antes de usar. E fazer bem pouquinho de cada vez.

Alguém tem mais alguma dica?

Comentários

  1. Oi,
    Mto bom e veio bem a calhar esse post!
    Sugestao nao tenho, maaaaaaaaas perguntas sim...rs
    Como e onde achar o oleo de citronela??(ja tentei mas foi emvao)
    bjin e obrigada pelas dicas!

    ResponderExcluir
  2. Eu comprei pela internet, no rakuten.co.jp .
    procurei em romaji, mesmo, "citronella" e apareceu um monte!
    Mas em lojas de aromaterapia, vende!

    Beijo

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Obrigada por contribuir com seu comentário!
Todos os comentários são lidos e moderados previamente.
Estamos dispostas a ajudar no que for preciso!

Postagens mais visitadas deste blog

Parir sorrindo

Para quem já viu é sempre bom rever, para quem não viu e acredita que parto é a pior coisa do mundo, ta aqui a prova de que, com bons profissionais e pessoas dispostas a ajudar, o parto pode ser uma experiência de muito prazer! Muito lindo!

Homeopatia e Alopatia: você sabe a diferença?

Por Rosana Oshiro O momento em que a doença afeta nossos filhos é o de maior preocupação para nós que somos pais e mães. Logo queremos levá-los ao médico para que receite algum medicamento que os livre "daquele mal". Já falamos aqui e aqui sobre a febre, e o hoje vou falar de duas principais formas de tratamento de doenças infantis: Homeopatia e Alopatia. Você sabe a diferença entre elas? Quando ouvi falar sobre homeopatia pela primeira vez, imaginei ser algo como "remédio de curandeiro" ou uma "simpatia" e nem dei muita bola...huahuahuahuahuauha Conversando, certa vez, como amiga que cursava faculdade de "Farmácia" ela me explicou de forma simples e clara que: - Homeopatia é o tratamento feito com substâncias "iguais" às da doença, buscando combater a doença como um todo. - Alopatia é o tratamento feito com substâncias "opostas" às da doença, que busca combater os sintomas das doenças. Depois, pesquisando mais e lendo sobr

Licença maternidade no Japão

É comum as mulheres trabalhadoras não conhecerem seus direitos e deveres quando gravidas no Japão. Recentemente, recebi várias instruções no curso de japonês que realizei pela JICE e gostaria de passar para as que estão em duvidas de seus direitos. Vou escrever por tópicos de forma bem clara e simples, caso alguém tenha alguma duvida, pode me escrever pela guia de contato ou deixar seu comentário no post que terei prazer em esclarecer. Vamos lá! - Como já disse em uma postagem anterior, toda mulher gravida no Japão, que não tem o hoken (Shakai ou kokumin) deve providenciá-lo o mais rapido possível, porque só através dele é possível receber os benefícios que a lei concede. - A mulher que trabalha, há mais de 1 ano com o mesmo empregador (se for empreiteira pode ter mudado de empresa), e tem o Shakai Hoken há mais de 1 ano também, tem direito a licença maternidade remunerada em 60% de seu salário normal, durante o período da licença. - O periodo de licença é de aproximadamente 98 dias,