Pular para o conteúdo principal

Carta de uma mãe que perdeu seu bebê

Esta carta foi escrita por uma enfermeira americana que perdeu seu bebe e tem sido usada no mundo todo para ajudar as pessoas a compreenderem o sofrimento que enfrentam as mães que perdem seus filhos.
Espero que possa ajudar a todos os que lerem-na.

Esta carta foi feita para ajudar outras pessoas a entender e respeitar a dor da perda gestacional.

Quando estiver tentando ajudar uma mulher que perdeu um bebê, não ofereça sua opinião pessoal sobre sua vida, suas escolhas, seus projetos para seus filhos. Nenhuma mulher nesta situação está procurado por opiniões (de leigos) sobre porque isto aconteceu ou como ela deveria se comportar.

Não diga: É a vontade de Deus. Mesmo se nós somos membros de uma mesma congregação, a menos que você seja um dirigente desta igreja e eu estiver procurando por sua orientação espiritual, por favor, não deduza o que Deus quer para mim. A vontade de Deus é que ninguém sofra. Ele apenas permite.
Apesar de saber que muitas coisas terríveis que acontecem são permitidos por Deus, isto não faz estes acontecimentos menos terríveis.

Não diga: Foi melhor assim havia alguma coisa errada com seu bebê. O fato de haver alguma coisa errada com o bebê é que me faz tão triste. Meu pobre bebê não teve chance. Por favor, não tente me confortar destacando isto.

Não diga: Você pode ter outro. Este bebê nunca foi descartável. Se tivesse a escolha entre perder esta criança ou furar meu olho com um garfo, eu teria dito: Onde está o garfo? Eu morreria por esta criança, assim como você morreria por seu filho. Uma mãe pode ter dez filhos, mas sempre sentirá falta daquele que se foi.


Não diga: Agradeça a Deus pelo(s) filho(s) que você tem. Se a sua mãe morresse num terrível acidente e você estivesse triste, sua tristeza seria menor porque você tem seu pai?

Não diga: Agradeça a Deus porque você perdeu seu filho antes de amá-lo realmente. Eu amava meu filho ou minha filha. Ainda que eu tenha perdido meu bêbê tão cedo ou quando nasceu, eu o amava.

Não diga: Já não é hora de deixar isto para trás e seguir em frente? Esta situação não é algo que me agrada. Eu queria que nunca tivesse acontecido.
Mas aconteceu e faz parte de mim para sempre.A tristeza tem seu tempo que não é o meu ou o seu.

Não diga: Eu entendo como você se sente. A menos que você tenha perdido um bebê, você realmente não sabe como eu me sinto. E mesmo que você tivesse perdido, cada um vivencia esta tristeza de modo diferente.

Não me conte estórias terríveis sobre sua vizinha, prima ou mãe que teve um caso parecido ou pior. A última coisa que preciso ouvir agora é que isto pode acontecer seis vezes pior ou coisas assim. Estas estórias me assustam e geram noites de insônia assim também como tiram minhas esperanças. Mesmo as que tenham tido final feliz, não compartilhe comigo.

Não finja que nada aconteceu e não mude de assunto quando eu falar sobre o ocorrido. Se eu disser antes do bebê morrer... Ou quando eu estava grávida...não se assuste. Se eu estiver falando sobre o assunto, isto significa que quero falar. Deixe-me falar. Fingir que nada aconteceu só vai me fazer sentir incrivelmente sozinha.


Não diga Não é sua culpa. Talvez não tenha sido minha culpa, mas era minha responsabilidade e eu sinto que falhei. O fato de não ter tido êxito, só me faz sentir pior. Aquele pequenino ser dependia unicamente de mim para trazê-lo ao mundo e eu não consegui. Eu deveria trazê-lo para uma longa vida e não pude dar-lhe ao menos sua infância. Eu estou tão brava com meu corpo que você não pode imaginar.

Não me diga: Bem, você não estava tão certa se queria ter este bebê... Eu já me sinto muito culpada sobre ter reclamado sobre mal estar matinais ou que eu não me sentia preparada para esta gravidez ou coisas assim. Eu já temo que este bebê morreu porque eu não tomei as vitaminas, comi ou tomei algo que não devia nas primeiras semanas quando eu não sabia que estava grávida.

Eu me odeio por cada minuto que eu tenha limitado a vida deste bebê. Se sentir insegura sobre uma gravidez não é a mesma coisa que querer que meu bebê morra, eu nunca teria feito esta escolha.

Diga: Eu sinto muito. É o suficiente. Você não precisa ser eloqüente. As palavras dizem por si.

Diga: Ofereço-lhe meu ombro e meus ouvidos.

Diga: Vocês vão ser pais maravilhosos um dia ou vocês são os pais mais maravilhosos e este bebê teve sorte em ter vocês. Nós dois precisamos disso.

Diga: Eu fiz uma oração por vocês. Mande flores ou uma pequena mensagem. Cada uma que recebi, me fez sentir que meu bebê era amado. Não envie novamente se eu não responder.

Não ligue mais de uma vez e não fique brava (o) se a secretária eletrônica estiver ligada e eu não retornar sua chamada. Se nós somos amigos íntimos e eu não estiver respondendo suas ligações, por favor, não tente novamente. Ajude-me desta maneira por enquanto.

Não espere tão cedo que eu apareça em festas infantis e ou chás para bebes ou vibre de alegria no dia das mães. Na hora certa estarei lá.

Se você é meu chefe ou companheiro de trabalho:

Reconheça que eu sofri uma morte em minha família não é simplesmente uma licença médica. Reconheça que além dos efeitos colaterais físicos, eu vou estar triste e angustiada por algum tempo. Por favor, me trate como você trataria uma pessoa que vivenciou a morte trágica de alguém que amava. Eu preciso de tempo e espaço.

Por favor, não traga seu bebê ou filho pequeno para eu ver. Nem fotos. Se sua sobrinha está grávida, ou sua irmã teve um bebê há pouco, por favor, não divida comigo agora. Não é que eu não possa ficar feliz por ninguém mais, é só que cada vez que vejo um bebê sorrindo ou uma mãe envolta nesta felicidade, me traz tanta saudade ao coração que eu mal posso agüentar. Eu talvez diga olá, mas talvez eu não consiga reprimir as lágrimas. Talvez ainda se passarão semanas ou meses antes que eu fique pelo menos uma hora sem pensar nisso. Você saberá quando eu estiver pronta.Eu serei aquela que perguntará pelos bebes, ou como está aquele garotinho lindo?

Acima de tudo, por favor, lembre-se que isto é a pior coisa que já me aconteceu.

A palavra morte é pequena e fácil de dizer. Mas a morte do meu bebê é única e terrível. Vai levar um bom tempo até que eu descubra como conviver com isto.

Ajude-me.

Comentários

  1. Posso publicar esse texto no meu site gravidezonline.com?
    Nunca perdi uma gestação, mas há 3 anos tento engravidar... ou seja já perdi "esperança de gestação" muitas e muitas vezes e já ouvi esses consolos que mais chateiam do que consolam

    ResponderExcluir
  2. Realmente soh quem passou por esta perda sabe a tamanha dor qdo descobrimos que seu bb se foi ainda dentro de vc. Ha 1 ano e meio atras tive a minha primeira gravidez perdida e mesmo agora com minha filhinha nos bracos nunca vou esquecer e deixar de amar meu bb que virou um anjinho. Sao marcas que ficam ro resto da vida.
    Superar sim, esquecer jamais!

    ResponderExcluir
  3. Ariana, na quarta vou postar um relato de uma mãe que teve dificuldades de engravidar, espero que te ajude! =D

    Te, esquecer de um filho, mesmo muito pequeno, é impossivel né?

    beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi meu nome e luciana perdi um bebe a cinco meses e choro todo dia as pessoas nao intendem eu achei que estava ficando louca mais sua carta me ajudou muito obrigada eu estava de 13 semanas e na ultra o coraçao nao batia mais tive que me enternar e tomar aqueles medicamentos para abrir o ultero e fazer a curetagem eu achei que estava em um pesadelo mais nao conseguia acordar obrigada por me ajudar

      Excluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. minha vida era um sonho quando uma linda sementinha estava sendo gerado dentro de me
    como amava akeli bebe´imajinava seu rostinho como seria seus olhinhos como seria seu corpinho como seria seu primeiro dia de aula como seria sua primeiro ropinha imajenei cada detalhe só nao imajinava como seria viver sem vc nunca emajinei a dor de te perder minha vida ate´seu nome a mamae já tinha escolhido minha linda julia vitoria hj faz 2 dias ki vc me deixou sempre me pergunto porq vc me dexiu minha pricesa se eu estava preparando tudo aki pra vc sempre ki vejo um bebé me pergunto onde esta o meu agora porq ele me deixou eu nao fui capaz se protejelo mais vow ser capaz de amalo ate´o fim te amo filha me perdoi pois nao fui capaz de te protejer.....
    te amo

    ResponderExcluir
  7. Nessa carta eu vi a minha historia...
    Eu acabei d perde o meu bb,e isso ainda doi muito eu tento me fazer de forte,mas e muito dificil.
    Eu ñ precisei fazer curetagem,saiu normalmente...
    Mas estou muito triste...

    ResponderExcluir
  8. Josy, nunca passei por essa situação, mas estou aqui se precisar conversar...pode ligar ok?

    beijo
    Ro Oshiro

    ResponderExcluir
  9. nao sou mãe..e apesar de ser nova sinto algo que me diz que eu so serei completa o dia em que tiver meu filho,não consigo expicar é algo que vai além de uma simples vontade e muitos acham que isso é loucura da minha cabeça.a 2 anos tento engravidar e nao consigo..e cada vez que atrasa fico na expectativa,e qndo desce pra mim parece que sofri um aborto..sei que essa dor não se compara,mais estou com medo de sofrer uma dor pior que eh a de nunca poder gerar uma criança,e tenho medo de ir ao Medico e ele me dizer que Jamais poderia gerar uma criança pois eu NÃO IRIA SUPORTAR..

    ResponderExcluir
  10. pois é quando agente pensa que isso não vai acontecer com a gente ta completamente enganado eu perdi minha princesa tinha apenas 5 meses nem era a hora + ela quis sair do mesmo jeito e agora só me resta a saudade eo sofrimento o meu ee de varias mamae que isso agora ta + comum do que se possa imaginar + que ainda é uma dor insuportavel ..

    ResponderExcluir
  11. Pois é isso é a pura realidade sei porque estou passando perdi minha filhinha no dia 31/12/2009estava com 5 meses de gestação e ela foi o meu sonho e séra para sempre minha maior saudadee meu maior amor pois a distancia não impede que eu a veja não impede que eu a ame cada dia mais com intensidade pesso a todos que ler o meu comentario que orem por mim.
    Obrigado!

    ResponderExcluir
  12. Thaisy, estou orando por ti.
    Deus te ajude a superar tudo.

    um grande beijo

    ResponderExcluir
  13. ACABEI DE PERDE UM BEBE E NÃO É O PRIMEIRO E OQ VC FALOU REALMENTE E VERDADE É MUITO TRISTE.
    AS PESSOAS NÃO SABE LIDAR COM ISTO SÓ NOS MESMO SABEMOS O ABISMO QUE SE ABRE DENTRO DE NOS ESTOU EM DPRESSÃO A 6 ANOS QUNDO PERDI MEU PRIMEIRO FILHO TENHO TENTADO MUITO E COMO TENHO MAS ME PERDI E NÃO SEI OQ FAZER MAS.

    ResponderExcluir
  14. sabe,sei la o que esta havendo em meu corpo fui ao médico ele chegou a conclusao que poderia ter perdido o anjo que Deus enviou pra mim...alguns dias se passaram e ele descartou a ideia pediu o exame e estava tudo bem agora fiz outro exame que indicou que nao estou bem vou ter que fazer um outro exame para saber como tudo esta apenas para confirmar,mais parece que algo dentro de mim diz que não esta nada bem tudo que eu pediria a Deus é que me concedesse a dadiva de ser mãe pois apesar de não conhecer esse anjo eu ja o amo muito sempre que vou tomar banho fico namorando minha pequena barriga,imagino como seria viver com um ser que dependeu de mim e de minha boa vontade para vir ao mundo,um ser que um dia me chamaria de mamae ,que falaria feliz dia das maes,que um dia iria me dizer como eu te amo mamae,como eu peço a Deus que meu pequeno anjo esteja bem ,porque sem conhecelo e sem ter sentido mexe-lo me ja me sinto uma mae pronta para dar amor,carinho e muita dedicação,sabe,fico pensando eu tenho apenas 18 anos o que leva a tantas jovens procurarem uma clinica de aborto pois doi muito vc saber que seu pequeno nao esta mais aqui,o que leva a uma mae o que eu nem chamaria de mae abandonar,dar ou vender um bebe o que eu aqui chamo de anjo,porque veio do ceu algo que alimenta mais e mais a vida e a vontade de viver de uma mulher ,aconteça o que acontecer eu nunca vou esquecer o pequeno anjo de minha vida já o amo muito mais do que muitos poderiam imaginar

    ResponderExcluir
  15. Ola, li a sua carta e vi q é isso realmente q as pessoas fazem com a gente as vese tentam nos ajudar mais acabam piorando as coisas, outras fingem q nda está acontecendo e acha q é facil superar, ma n é! Semana passada perdi meu bebezinho, tive um aborto retido e numa ultra de rotina q fiz o médico disse q o bebe n apresentava batimentos cardiacos eu etsava de 10 semanas mais meu bebe estava com tamanho de 8 semanas (ele n estava se desenvolvendo) repeti o exame por varias vezes, mas todos n me flavam a vdd, e isso me machucava ainda mais pq eu tinha um esperança dentro de mim e uma duvida terivel, foi então q no final da msma semana comecei a perder, e na segunda feira 25/01/2010 perdi meu bebe, foi a dor mais horrivel q eu ja passei em toda a minha vida, a gnte se sente culpada, icapaz tdo... a anos tentei engravidar e qndo consegui perdi! sei q um dia eu vou superar isso mais esquecer jamais era meu eu me senti mãe qndo soube q estava gravida tinha um ser dentro de mim , q eu uma unica vez vi seu coraçãozinho bater essa imagem jamais vai se apagra da minha cabeça, e msmo q meu anjinho está no céu eu vou ama-lo para sempre e ele vai estar vivo eternamente no meu ♥
    Esse é o perfil do meu orkut... fiz uma cartinha pr meu anjinho com o q sinto por ele de vdd e q ele saiba q eu o amo e vou ama-lo para sempre...

    Meu Anjinho !!!

    Hoje não está mais comigo, está com o Papai do Céu! Mas levou com ele um pedacinho do meu [♥]! Não tive tempo de conhece-lo ver o seu rostinho, imagino como seria ! "/ , mas fico feliz por ter tido vc dentro de mim pelo menos um pouquinho e jamais me esqucerei do dia em q te vi pela primeira vez e vi seu coraçãozinho bater, uma unica vez! Mas vc foi embora... Sei q como eu vc tbm me amou e vai me amar pra sempre !!! E vai estar sempre cuidando de mim! pra mim vc vai estar vivo pra sempre no meu coração! Não sei se eu fui a melhor casinha pra vc, mais dei o melhor de mim! Mas se Deus quiz vc pra ele é pq vc é mais especial do que imaginamos!
    Pra Sempre meu Bebê mais que especial[♥][♥][♥]
    Sua eterna Mamãe !

    Superar sim esquecer jamais...!!!
    Beijoss a todass tée maiss

    ResponderExcluir
  16. Imagino o que deve ter sentido. Perdi meu bebê com 27 semanas dia 15.12.2009. Achei que fosse enlouquecer,faço terapia mas as vezes penso que não vou conseguir seguir em frente.ME pergunto onde deve estar meu lindo menino,Porque DEUS fez isso comigo.Tem tantas mães que abortam ou dão seus bebês ao nascerem porque logo o meu DEUS levou. ESSA dor é insuportavel. BERNARDO A MAMÃE E O PAPAI TE AMAM MUITO AONDE VC ESTIVER

    ResponderExcluir
  17. Perdi meu primogênito com 5 meses de gestação, td estava perfeito todos os exames, ate que no dia 17 de fevereiro de 2010 rompeu minha bolsa e com ela td o sonho construido.. As vezes tb me pergunto aonde foi q errei, o q poderia ter feito , pq fui escolhida...o q Deus queria de mim...pq tamanha dor...se faltava tao pouco para te-lo em meus braços.. Como sinto falta dele dentro de mim, seu chutes, seu coraçao pulsando..Paartur

    ResponderExcluir
  18. Hoje faz 15 dias que perdi meu bebê.Estava tudo pronto pra recebe-lá mas tive meu sonho interrompido.Estava de 34 semanas quando fui fazer uma ultra e o médico não ouviu os batimentos.Foi como se o mundo tivesse caido sobre mim naquele momento,eu queria morrer,dormir e quando acordasse fosse só um pesadelo...mas infelizmente era tudo real.Foi uma gravidez tranquila sem problema algum,então fico me perguntando por que comigo?O que foi que eu fiz?Hoje meu coração está ferido,mas tento me convencer de que meu bebê era muito especial pra ficar aqui entre nós e que eu fui privilegiada em gerar um anjinho!Lívia minha filha, foste meu melhor sonho...será para sempre minha maior saudade...

    ResponderExcluir
  19. minha mae perdeu o bebe ontem dia 01/06
    ela tinha escolhido ate onde ia colocar o bercinho

    ResponderExcluir
  20. tambem perdi meu bebe é uma dor sem fim. minha vida parece nao ter muito sentido no meu coraçao um vazio sem fim. mais as pessoas que estao ao meu redor parece que nao me entende, nao me deixa fala sobre esse assunto nao me escuta e eu me sinto muito só estou muito triste e isso me deixa muito triste.minha filha .minha vida .por- favor alguem me escutar.

    ResponderExcluir
  21. - que saudade de vc ,é uma dor sem tamnho , nao tenho nem palavras pra dizer quanto doi meu deus só tí sabe a dor que carrego dentro do meu peito, tenho foto da minha filha, logo depois que ela morreu todo dia olho e cada dia acho ela maislinda. oque posso dizer é te amo filha vc estara sempre presente na minha vida...é uma saudade sem fim, só queria sentir seu cheiro te colocar pra dormir, mais vc já esta dormindo nos braços do Senhor.





























    ,

    ResponderExcluir
  22. esta realmente diz tudo o que senti quando perdi minha filha de uma gestação de 7 meses,
    como as pessoas fizeram eu me sentir, quando eu falo do meu bebê e elas fazem como se ela nunca estivesse existido, mas digo que nada no mundo vai apagar a dor que sinto dentro desses 7 anos em que ocorreu isso, hoje eu chequei minha caixa de email e tinha um falando de como a pessoa se sintia com sua filha e que ela estava muito feliz porque naquele momento havia pessoas chorando pela perda e morte de seus filhos e ela podia agradecer a Deus por estar com seu filho, isso me causou uma dor muito grande pois apesar do tempo não consigo esqueci o rosto do meu bebê sem vida que a doutora não queria deixar eu ver, sinto um imenso vazio no coração até hoje, e nada vai mudar isso, nem mesmo o nascimento de outro filho.

    ResponderExcluir
  23. ssa cartinha é muito triste.
    Estou grávida de uma menina a 31 semanas, e na 29 apareceu um problema raríssimo e incurável (para os médicos). Um teratoma cerebral, que tomou conta da cabecinha da minha filha destruindo todos os tecidos cerebrais e causando além de tudo uma ventriculomegalia e uma hidrocefalia grave por decorrencia do tumor. Ouvi 6 médicos, e inclusive um deles foi no hospital das clinicas de SP, e todos disseram que a chance de minha filha sobreviver é zero e que não tem o que fazer. Agora vou ter que esperar até a 36 semana para fazer meu parto e não voltar com minha anjinha para casa. Depois desse dia o mundo desabou em minha cabeça. É como se estivessem arrancando de mim minha alma e eu não pudesse fazer absolutamente NADA! Sentir os chutinhos da minha bebe é a melhor coisa do mundo. Quando olho pro berço, para as coisinhas dela dói demais.. A cada dia que passa, é um dia a mais e um dia a menos com ela, e isso é o pior. A tortura que estou passando não desejo a ninguém.
    Minha fé está acima de TUDO e tenho esperanças que Deus operará um milagre em minha vida. Por isso, orem por mim e pela minha filha para que haja um milagre divino!

    ResponderExcluir
  24. Aline Moraes Aguiar
    Passei pela mesma dor de perder um bb, perdi minha filha com 7 meses de gestação estava tudo bem até que tudo desabou e acabou de uma hora para outra não sei se oq eu sinto é dor é algo além da dor sem nome sem tamanho ...só sei resumir que é mto triste ...filha te amo eternamente

    ResponderExcluir
  25. minha cunhada esta gravida de 7 meses e a nenem dela morreu dentro da barriga...estamos muito tristes pq essa bebe era muito esperada por todos e agora vai ter que fazer o parto e enterrar a nenem,sou muito amiga dela e nao tenho ideia do que falar quando a ver...por favor me ajude a cosola-la...obrigada

    ResponderExcluir
  26. adriana hoje faz um mes que perdi meu bebe estava de 5 meses ele naceu vivo e morreu depois de 4hr nao consigo me conformar a dor é muito grande nao pude sentir meu bebe em meus braços nao ouvi se quer seu chorinho lembro apenas de seu rostinho meu anjinho, o pior e a dor de ver ele ali morto e eu ali sem poder fazer nada , sair do hospital sem ele nos braços nuncas vou esquecer e a dor que sinto hoje é a mesma nao vai mudar nunca sinto tanta falta dele seu que hoje ele esta la no ceu nos braços de deus mas eu nao me conformo em ficar sem ele Pedinho mamae te ama e vou te amar pr sempre...

    ResponderExcluir
  27. Posso publicar essa carta no meu perfil do orkut???

    ResponderExcluir
  28. E, sei a dor que sentem pois eu tambem perdi minha filha,estava gravida de 35 semenas e minha bebe nasceu doente,fez a cirurgia,mais depois de 9 dias ela faleceu, nodia 31 de agosto de 2010 enterramos minha anjinha...
    Giulya Victoria onde voce estiver bebe mamae te ama demais,vc foi a melhor coisa que aconteceu na minha vida,nunca vou te esquecer...

    ResponderExcluir
  29. eu também perdi um anjinho nem deu tempo de eu ao menos curtir um pouco minha gravidez,quando soube já era tarde d+ ja tinha perdido fiquei sem chão pq era um propósito em minha vida ter um filho e realizar meu sonho de ser mãe!!!mas td na vida tem um motivo creio eu que ainda nao era minha hora de receber essa dadiva de deus mas estou preparada para receber meu anjinho novamente!!!bjssssss para tds que passaram pela mesma dor.....

    ResponderExcluir
  30. A 7 MESES MEU BEBE MATHEUS HENRIQUE FOI EMBORA E ESTA COM DEUS POIS ELE É TUDO NA MINHA VIDA EU QUERIA TANTO MEU FILHO DO MEU LADO E DO MEU ESPOSO ME DOI TANTO QUANDO MEU ESPOSO LEMBRA DO NOSSO FILHO QUANDO ELE FALA ME DA UMA DOR IMENSA QUE CORROI POR DENTRO QUE FERE MAIS DO QUE UMA FACADA NAO DESEJO ESSA DOR PRA NINGUÉM POIS DOI MUITO MESMO PERDI ELE QUANDO EU ESTAVA COM 9 MESES COM 39 SEMANAS E MEIA ELE FICOU SEM OXIGENIO INTRA-UTERO QUANDO EU LEMBRO DO ROSTINHO DELE EU CHORO DE DOR POIS VI ELE NO CAIXAO MEU DEUS QUE DOR TERRIVEL MUITAS PESSOAS DIZEM LOGO VOCE ARRUMARA OUTRO MAIS NAO IRA OCUPAR O LUGAR DO MATHEUS EU QUERO MUITO UM FILHO MAIS EU QUERIA VIVER JUNTO COM O MATHEUSJUNTO COMIGO E COM MEU ESPOSO A GENTE TA SOFRENDO MUITO MAIS TENHO FÉ QUE DEUS VAI ME ABENÇOAR COM UM OUTRO FILHO E O LUGAR DO MEU MATHEUS JAMAIS SERA OCUPADO ELE ESTA EM NOSSOS CORAÇÕES DOI MUITO MAIS EU PENSEI QUE IRIA FICAR COM DEPRESSÃO MAIS GRAÇAS A DEUS NAO FIQUEI MAIS CHORO DE DOR AINDA MAIS QUANDO PASSA NOS JORNAIS QUE MÃES MATAM SEUS BEBES ENQUANTO QUEM PERDE SEUS BEBES QUERIA DO LADO ESSA MAES SEM CABEÇAS FAZEM ISSO DOI MAIS EM MIM JAMAIS PENSEI QUE ISSO PODERIA TER OCORRIDO COMIGO MAIS A GENTE NAO SABE O DIA DE AMANHA MEU PEITO TA FERIDO QUERIA QUE FICASSE EU MEU ESPOSO E MEU FILHO MEU SONHO ERA ESSE AI SIM EU SERIA MUITO FELIZ MEU CHORO VIRARA SORRISOS SE DEUS QUISER VCS QUE PASSARAM POR ISSO CREIA EM DEUS SEI QUE DDOOII MUITO MAIS CREIA QUE SOMENTE JESUS PODERA NOS FORTALECER O MEU FILHO A MAE TE AMA MUITO O PAPAI TAMBEM LOGO TE DAREMOS UM IRMÃOZINHO SE DEUS QUISER É TRISTE É DOLOROSO É TERRIVEL MAIS FAZER O QUE A NAO SER ENTREGAR TD NAS MÃOS DE DEUS E TENTAR RECUPERA. A FASE PIOR ´NA HORA DE DAR AS COISA DO SEU BEBE P OUTRO BEBE USAR MAIS GUARDE UMA PEÇA P AMENISAR LEMBRA QUE NESSAS HORAS NOSSOS BEBES ESTAO TODOS JUNTOS BRINCANDO NAS NUVENS JUNTO DE JESUS DO PAI MAIS EU QUERIA MEU MATHEUS ERA P ELE ESTA COM 7 MESES NAO GOSTO DE PENSAR POIS DOI UM DIA SEREI FELIZ. DEIXO MEU COMENTARIO BEIJUSS NESSA

    ResponderExcluir
  31. oiiii
    amei este etxo xurei muito ao o ler perdi um bebe com 11 semaninhas era pekenino mas era muitoooo inportante para mim=(
    hoje tou gravida de 24 semanas vivo xeia de medo n kero perder mais nehum mas poxo ter 5 bebes akele k perdi vai tar sempre num meu coraxao uma dor sem fim n da pa explicar tal koisa=(

    ResponderExcluir
  32. Meus Deus não consigo mais suportar tamanha dor... perdi minha doce Rafaela no dia 12 de fevereiro com 37 semanas de gestação... de repente tudo acabou... meu mundo desabou e meus sonhos foram embora...restaram apenas os cacos do que sobrou de mim e uma fotinha sua em um caixãozinho branco... não tive a chance de ouvir seu chorinho...sequer pude tocá-la... entreguei a Deus a minha florzinha...Rafinha para sempre te amarei você é única...

    ResponderExcluir
  33. Infelizmente faço parte desse grupo de mamães que perderam suas preciosidades...
    Não tive a oportunidade de sentir meu bebe mexer... mas sentia a presença dele em mim... Ele se foi com apenas 7 semanas. Hoje tenho uma princesa linda e saudavel que é minha vida, mas jamais deixo de lembrar do bebe que Deus me levou. Todo mês de agosto me dá uma tristeza imensa, pois seria o mês que iria nascer meu bebe... Mas sei que esse anjinho está no céu protejendo sua irmãzinha e cuidando de nós.
    Força para todas nós que vamos carregar essa dor para o resto de nossas vidas!!!

    ResponderExcluir
  34. chorei muito lendo esse texto, eu perdi meu bebe sexta feira (02/09/2011) não havia motivo algum para a gestação não ir bem, mas meu namorado havia me deixado, estava desesperada, entrei em depressão não me alimentei direito e toda vez q ele me ligava eu chorava até dormir...
    em uma dessas ligações passei mal e perdi meu anjinho, não sei se um dia vou superar, mas eu amei meu bebe dês do primeiro positivo que vi... não sei nem como será minha vida, perdi tudo que mais amava, meu namorado e meu bebe. parece que a vida perdeu o sentido. é de mais pra mim :/

    ResponderExcluir
  35. nao há dor maior do q perder um filho...infelismente acabo de sentir isso......
    ond meu filho estar qro q ele saiba q eu o amor demais....

    ResponderExcluir
  36. Perdi meu bebe ha 3 meses e me sinto exatamente como na carta. Mtas pessoas tiveram sensibilidade e me compreendem, de outras, não pude contar nem o respeito à minha dor. Espero que a dor dê lugar a saudade em breve, desejo paz no coração de cada mãe que perdeu seu bebe. BjO

    ResponderExcluir
  37. Estou passando por essa perda e é muito ruim, principalemente quando vc tem um mardido que chega para vc e diz q não quer ter mais um filho, eu sei q um filho não substitui o outro, mais sei q se eu tiver um filho nesse momento eu vou esquecer o que aconteceu, estou muito triste, chateada e revoltada.

    Bia

    ResponderExcluir
  38. tbem faço parte , a quatro anos angravidei e foi uma gestacao tranquila com 37 semanas minha bolsa se rompeu e a emanuelly nascei linda , corada e muito fofa mais na visita do pediatra na maternidade mesmo foi constatado um problema cardiaco e minha princesinha faleceu depois de tres dias , quatro anos se passaram depois de tratamentos e de estar bem psicologicamente engravidei de minha linda princesa sophia , mais o destino nao foi tao compreensivo comigo e minha pequena sophia com 29 semanas nasceu e nao pude nem pega-la em meus braços minha pequenina foi ao encontro de deus depois de 5 dias muita tristeza invadiu meu coracao e peço a deus somente a ele forcas .....

    ResponderExcluir
  39. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  40. Em 23/08/2010 nasceu meu prícipe Matheus Henrique, eu estava com 26 semanas, os médicos fizeram um ultrassom e disseram que ele estava em sofrimento e tiveram que fazer a cesária, ele nasceu lindo pequenininho mas depois de 5 dias ele não resisitiu, e agora estou passando pela mesma dor novamente. Minha pricesa Marina partiu dia 16/07/2012 estava com 31 semanas de gestação, fui fazer um ultrassom e constatou q não havia mais batimentos cardiacos,eu e meu marido quase morremos, que dor terrível, ela era mto desejada assim como seu irmãozinho e com sua vinda acreditavámos q nossa dor iria ser amenizada...Mas o inesperado aconteceu novamente, já estava quase td pronto para sua chegada, roupinhas, fraldas, a bolsa da maternidade...tudo.
    Q dor horrível, hj faz um mês q não sinto mais seus chutinhos e q não admiro mais minha barrigona no banho, cantava pra ela quase todos os dias, quando estava deitada a noite na cama, o papai fica conversando com ela e dando um de ciumento, dizendo as coisas q faria com ela...nossa isso é insuportável...são lembranças lindas mas q doem lá no fundo da alma...

    ResponderExcluir
  41. no dia 1 de fevereiro de 2012 nasceu o ryan tva sem dor e ele nasceu em casa ele fko 27dias internado pois nasceu de 36semanas qndo foi no 17de abril acordei de madrugada pra da de mama .ele tva morto foi horrivel toda noite ainda me lembro daquela noite essa dor n passa nunca

    ResponderExcluir
  42. hoje acordei com uma angustia pensei que essa ferida tinha cicatrizado mas hj ela voltou a sangra e estranho vc ir visita seu filho sem pode tocalo .qndo a gnt prescisa de apoio n ten ngn estou sofrendo sozinha e irei no cemiterio sozinha

    ResponderExcluir
  43. Dia 13 de novembro fui fazer ua US e foi constatado que o coraçaozinho do meu bebe nao batia mais...eu inha 13 semanas de gravidez, mas ele se desenvolveu até 11 semanas. Fui pro hospital e sentirias as dores do parto, e sai de lá sem meu bb...me sinto a pior de todas e sempre choro pelos cantos...pq Deus quis isso pra mim? Eu procuro as respostas e nao acho..onde foi parar meu bb? Pq comigo? Estou realmente muito chateada...sinto que isso nunca mais vai sarar...nunca vou me esquecer que eu conversava com meu bebe e ele já estava morto dentro de mim...

    ResponderExcluir
  44. oi gente tmb faco parte de mae que perteu seus filho o meu deus levou com um mes di vida eu sofrou muito com isso i estou sofrendo mais ainda pq estou gravida de 28 semanas e meu anjo esta com derrame pleural eu nao sei o q faz estou muito triste as vez penso que deus nao que que eu seja mae pq meu deus....eu não sei o que seria de min seu meu filho eu não aguento outra dor dessa não.........queria fala com alguem que esta passando por isso este momento...meu mail..joycevagner10@hotmail.com

    ResponderExcluir
  45. Só quem já passou por isso sabe o que sente, fazem 10 meses que perdi meu primeiro filho e 4 dias que perdi o segundo príncipe, a saudade é de mais, tem dias que tenho vontade de me trancar o quarto e nunca mais sair.

    ResponderExcluir
  46. Perder um filho e como se uma parte de seu coração fosse com ele ...
    Toda vez que vejo alguém grávida me passa um filme na cabeça e quando lembro que em noites de choro ele estava la comigo .. o amor que ele me trouxe foi absolutamente verdadeiro ...nunca esquecerei de vc filho eu te amo mesmo sem ter te conhecido o q guardo sao memórias q estara eternamente em meu coração ...

    ResponderExcluir
  47. Eu tb perdi meu bebê,é muito triste não esqueço, tento saber como seria seu rosto!!

    ResponderExcluir
  48. Eu tb perdi meu bebê,é muito triste não esqueço, tento saber como seria seu rosto!!

    ResponderExcluir
  49. eu também perdi meu primeiro filho ele nasceu eu vi o rostinho dele com 2 meses e7 dias deus levo ele de mim ele naceu dia 20/05/2011 e uma dor tremenda eu perguntava tanto para deus pq acontece justo isso comigo tantas mãe abandoda seus filhos mata aborta jogão no lixo e eu tanto que eu queria deus me levo meu pequeno anjo gabriel depois de um ano deus me deu a gabriela ela naceu dia20/05/2012 no mesmo dia do aniversário do irmão dela deus sabe de todas as coisas eu ainda sofro muito mais eu sei que la no céu meu pequeno anjo ta olhando por mim e pela gabriela e o davi irmãos dele filho a mãe te ama muito minha vida

    ResponderExcluir
  50. eu também perdi meu primeiro filho ele nasceu eu vi o rostinho dele com 2 meses e7 dias deus levo ele de mim ele naceu dia 20/05/2011 e uma dor tremenda eu perguntava tanto para deus pq acontece justo isso comigo tantas mãe abandoda seus filhos mata aborta jogão no lixo e eu tanto que eu queria deus me levo meu pequeno anjo gabriel depois de um ano deus me deu a gabriela ela naceu dia20/05/2012 no mesmo dia do aniversário do irmão dela deus sabe de todas as coisas eu ainda sofro muito mais eu sei que la no céu meu pequeno anjo ta olhando por mim e pela gabriela e o davi irmãos dele filho a mãe te ama muito minha vida

    ResponderExcluir
  51. eu também perdi meu primeiro filho ele nasceu eu vi o rostinho dele com 2 meses e7 dias deus levo ele de mim ele naceu dia 20/05/2011 e uma dor tremenda eu perguntava tanto para deus pq acontece justo isso comigo tantas mãe abandoda seus filhos mata aborta jogão no lixo e eu tanto que eu queria deus me levo meu pequeno anjo gabriel depois de um ano deus me deu a gabriela ela naceu dia20/05/2012 no mesmo dia do aniversário do irmão dela deus sabe de todas as coisas eu ainda sofro muito mais eu sei que la no céu meu pequeno anjo ta olhando por mim e pela gabriela e o davi irmãos dele filho a mãe te ama muito minha vida

    ResponderExcluir
  52. Oi meu nome e Luciana tambem perdi um bebe faz 5 meses na ultra som nao tinha mais batimentos eu estama de 13 semana eu tive que me internar e colocar os remedios para o ultero abrir e fazer a coretagem e tamar a nestesia tudo parecia um pesadelo nao consegui acordar doi na alma em lembrar choro muito a carta me ajudou muito achei que estava louca mais a carta me ajudou obrigada a todas

    ResponderExcluir
  53. Sei exatamente o que é isso a dois meses perdi meu bebê eu tava de 7 semanas mais só descobri quando perdi já ti há feito o exame mais aí da não ti há pegado o resultado, é muito triste acho q nunca vou esquecer eu não havia planejado mais mesmo assim doi demais sofrer um aborto me si to muito culpada porque sou obesa e faço atividade física ia na academia fiz muito abdominal agachamento corrida e segundo o médico além do meu peso todos esses exercício podem ter sido a causa mesmo não sabendo q eu tava grávida me sinto muito culpada por tudo isso.
    Realmente as pessoas não entendem no momento que mais precisei de meu amigos me senti sozinha e abandonada mais graças a Deus ele colocou em minha vida novos amigos que tem sido maravilhosos comigo e tem me ajudado a superar tudo isso.

    ResponderExcluir
  54. Sei exatamente o que é isso a dois meses perdi meu bebê eu tava de 7 semanas mais só descobri quando perdi já ti há feito o exame mais aí da não ti há pegado o resultado, é muito triste acho q nunca vou esquecer eu não havia planejado mais mesmo assim doi demais sofrer um aborto me si to muito culpada porque sou obesa e faço atividade física ia na academia fiz muito abdominal agachamento corrida e segundo o médico além do meu peso todos esses exercício podem ter sido a causa mesmo não sabendo q eu tava grávida me sinto muito culpada por tudo isso.
    Realmente as pessoas não entendem no momento que mais precisei de meu amigos me senti sozinha e abandonada mais graças a Deus ele colocou em minha vida novos amigos que tem sido maravilhosos comigo e tem me ajudado a superar tudo isso.

    ResponderExcluir
  55. Oi meu nome e Michele a dois meses perdi meu bebe estava de 2 mês,mas o meu sonho que era ser mãe foi interopido ao ler a sua carta era o que eu queria dizer a muita gente,hj o meu sonho de ser mao foi abaixo hj tenho medo de engravida por medo de acontecer tudo de novo!!!😭😭

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Obrigada por contribuir com seu comentário!
Todos os comentários são lidos e moderados previamente.
Estamos dispostas a ajudar no que for preciso!

Postagens mais visitadas deste blog

Parir sorrindo

Para quem já viu é sempre bom rever, para quem não viu e acredita que parto é a pior coisa do mundo, ta aqui a prova de que, com bons profissionais e pessoas dispostas a ajudar, o parto pode ser uma experiência de muito prazer! Muito lindo!

Homeopatia e Alopatia: você sabe a diferença?

Por Rosana Oshiro O momento em que a doença afeta nossos filhos é o de maior preocupação para nós que somos pais e mães. Logo queremos levá-los ao médico para que receite algum medicamento que os livre "daquele mal". Já falamos aqui e aqui sobre a febre, e o hoje vou falar de duas principais formas de tratamento de doenças infantis: Homeopatia e Alopatia. Você sabe a diferença entre elas? Quando ouvi falar sobre homeopatia pela primeira vez, imaginei ser algo como "remédio de curandeiro" ou uma "simpatia" e nem dei muita bola...huahuahuahuahuauha Conversando, certa vez, como amiga que cursava faculdade de "Farmácia" ela me explicou de forma simples e clara que: - Homeopatia é o tratamento feito com substâncias "iguais" às da doença, buscando combater a doença como um todo. - Alopatia é o tratamento feito com substâncias "opostas" às da doença, que busca combater os sintomas das doenças. Depois, pesquisando mais e lendo sobr

Licença maternidade no Japão

É comum as mulheres trabalhadoras não conhecerem seus direitos e deveres quando gravidas no Japão. Recentemente, recebi várias instruções no curso de japonês que realizei pela JICE e gostaria de passar para as que estão em duvidas de seus direitos. Vou escrever por tópicos de forma bem clara e simples, caso alguém tenha alguma duvida, pode me escrever pela guia de contato ou deixar seu comentário no post que terei prazer em esclarecer. Vamos lá! - Como já disse em uma postagem anterior, toda mulher gravida no Japão, que não tem o hoken (Shakai ou kokumin) deve providenciá-lo o mais rapido possível, porque só através dele é possível receber os benefícios que a lei concede. - A mulher que trabalha, há mais de 1 ano com o mesmo empregador (se for empreiteira pode ter mudado de empresa), e tem o Shakai Hoken há mais de 1 ano também, tem direito a licença maternidade remunerada em 60% de seu salário normal, durante o período da licença. - O periodo de licença é de aproximadamente 98 dias,