Pular para o conteúdo principal

Faixa para gestante

por Franciely Tsuchiya

Algumas concordam, outras discordam. Aqui no Japão é muito ultilizada e faz sucesso entre as japonesas. Muitas estrangeiras aderem mas a maioria das brasileiras se questionam.
Então o que é certo? Usar ou não usar a faixa para gestante? Conhecida por 妊娠ベルト (ninshin beruto - ver aqui) ou fukutai ou haraobi 腹帯 no Japão.
Vamos saber mais sobre esta faixa, como funciona e para que serve...
Seria mesmo um risco para o bebê?


A faixa ou cinto(a) para gestante, pode ser na verdade um acessório muito útil. E nem precisa, exatamente, ser algo especialmente feito para a futura mamãe, pois esta ideia surgiu na antiguidade, onde as mulheres grávidas cortavam roupas e formavam faixas compridas, o que as ajudava a se manterem ativas o dia todo, ajudando a aliviar o peso da barriga e reduzindo a sobrecarga sobre a coluna vertebral da gestante.

Existem diversos tipos de faixa, retas e anatômicas, e todas para um propósito.
A lombalgia, dor que perturba muitas gestantes, pode causar perda das capacidades funcionais. Exercícios de alongamento e a faixa para gestante podem aliviar tais dores, inclusive trazer uma vida mais saudável para a grávida (veja matéria aqui).

É preciso avaliar cada caso! Embora dificil de encontrar, existem grávidas que se dão bem sem usar faixas.

É possivel prejudicar o bebê?
Quando grávida é preciso ter cuidado para tudo, até mesmo o sentar e o levantar de uma grávida que, quando incorretos, podem ser muito prejudiciais.
Geralmente as faixa suporte para gestante são feitas de tecido elástico, para auxiliar em todo o progresso da gestação, se expandindo conforme o crescimento do bebê. Algumas são até mesmo de materiais (tecidos) antiestáticos, que oferecem até 98% de proteção contra ondas eletromagnéticas, como a tv, celular, rádio entre outros...

Todas sabemos que "Gravidez não é doença", diz a sabedoria popular. Mas quem é gestante, principalmente de terceiro trimestre, sabe bem que não é nada fácil a adaptação da barriga, ela chega a nos influenciar até na maneira de andar, e muitas coisas, que antes era muito faceis de fazer, se tornam quase impossíveis. E os problemas circulatórios da mamãe podem atingir o bebê.
Muitas brasileiras que trabalham no Japão, já levaram muitas queixas, de pernas e pés inchados, para os médicos japoneses. E tiveram que ouvir muito por isso.
Pesquisas mostram que pode ser, realmente, um problema.
Em solução a isto são indicadas as meias-calça para gestante, que costumam ser mais apertadas que as comuns. Mulheres que usam sapatos altos o dia todo, também são adeptas deste tipo de meia, para melhorar a circulação e prevenir varizes.

Muitas mamães, que achavam que a faixa poderia "machucar" o bebê, impedir o crescimento, disseram ter mudado de ideia após ler o livro: 'O que esperar quando se está esperando', que aborda de uma maneira explicativa o assunto.
Estas faixas subabdominal são de grande ajuda para todas que as usam. E comprovou não ser capaz de prejudicar o bebê.

Eu, particularmente, sempre usei faixa ou cinta elástica. Antes de engravidar, embora não fosse para mostrar, eu sempre valorizei minha cintura, que media apenas 55 cm. Passei quase que a gravidez inteira (quando digo inteira, quero dizer em cada mês usei alguma, mas não fazia disto uma rotina, não eram todos os dias) usando faixa. Ganhei meu bebê e ainda continuo a usar faixa, o que me concede uma barriga sempre sarada. E se não for fazendo isto não sei como conseguiria, pois exercícios são sempre bem-vindos mas tem hora em que é preciso ter algo apertando, corrigindo a postura, incentivando, para fazer dar certo. Na minha opinião não é preciso muito para estar sempre bonita, e vale a pena tentar para o marido (precioso amor). E também creio muito na funcionalidade destas faixas. Como ensina a famosa Brooke Burke, que mesmo no quarto filho está sempre bonita e divulga muito sobre a faixa (ver aqui).

No Japão, as japonesas também usam muito esta tática das faixas, desde antes até pós-gravidez.

Quando ganhamos o material de gravidez da prefeitura, vem um livrinho que fala um pouquinho sobre a faixa para gestante. Ela é indicada a partir dos 6 meses em ajuda a sobrecarga (coluna), postura, e outros...
A variedade dessas faixas se dá ao estilo diferente de cada mulher-mamãe-mulher. O antes e depois exigirá uma cinta mais firme, já o durante (gravidez) poderá ser uma adaptável. Todas sempre muito confortáveis, nada de sofrimento e dor. Ela é para auxiliar e até mesmo melhorar dores. Para quem ainda não está acostumada comece com uma mais larga e aos poucos vai se adaptando, com certeza funcionará.
Não é somente uma questão de gosto e vaidade sendo comprovado que a gordura abdominal é muito perigosa. É importante estar bem!

Ás vezes um abdômen apertado evita o relaxamento, distração e acúmulo de gorduras. E não precisa exagerar, existem pessoas que usam somente para educar o abdômen e depois acostumam a ficar com ele contraido não precisando mais usar faixa alguma. Além de ser somente uma ideia.

Aproveite!

Comentários

  1. Ja ouvi mulheres dizerem q "bb japones nasce pequeno porque a gravida aperta a barriga com uma faixa".Que ignorancia!Nasce pequeno,porque eh o tipo de fisico da mae,do pai e do bb!!Nao tem nada a ver com cinta!Eu usei durante a gravidez,principalmente nas caminhadas,ajuda na postura,alivia o peso que a barriga exerce pra baixo e esquenta a barriga tambem!Acredito sim,que faz mal a mae e ao bb o tipo de roupa que certas brasileiras usam,querem usar o mesmo tipo de roupa que usava antes de engravidar,calcas jeans apertadas e de cintura baixa,blusas que deixam a barriga de fora o tempo todo,pegando friagem.Nao sei se eh comprovado,mas no meu hospital as enfermeiras diziam que faz mal pegar friagem,nao soh durante a gravidez,mas apos o parto tambem,pois afeta a mae,o bb e pode prejudicar a amamentacao.
    Kelly.

    ResponderExcluir
  2. eu usei o faixa na minha primeira gestacao,essas que a gnt so enrola na barriga,agr to usando a cinta de sustentacao q e bom p dor nas costas,mas a faixa e a meia kendall.rs gostaria se saber quais as dicas para os melhores sutias para gravidez e amamentacao e a respeito das calcinhas das gestantes se elas sao necessarias e eficientes e tbm sobre cinta pos parto,pois alguns medicos nao recomendam...mas eu usei dpois da minha primeira gravidez e me ajudou muito.
    dany

    ResponderExcluir
  3. Danieli, usar a cinta por questões estéticas não ajuda em nada. A cinta só aperta e empurra as "sobras" para outros lugares.
    Quanto a questão de saúde, é bom não é usar mesmo porque a cinta vai apertar não só a barriga por fora, mas por dentro também.
    Os orgãos todos ficam meio "fora do lugar" depois do parto e vão voltando com o tempo.
    Apertá-los antes de estarem no lugar certo pode acarretar problemas de saúde desnecessários, por isso os médicos não recomendam.

    beijo

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Obrigada por contribuir com seu comentário!
Todos os comentários são lidos e moderados previamente.
Estamos dispostas a ajudar no que for preciso!

Postagens mais visitadas deste blog

Parir sorrindo

Para quem já viu é sempre bom rever, para quem não viu e acredita que parto é a pior coisa do mundo, ta aqui a prova de que, com bons profissionais e pessoas dispostas a ajudar, o parto pode ser uma experiência de muito prazer! Muito lindo!

Homeopatia e Alopatia: você sabe a diferença?

Por Rosana Oshiro O momento em que a doença afeta nossos filhos é o de maior preocupação para nós que somos pais e mães. Logo queremos levá-los ao médico para que receite algum medicamento que os livre "daquele mal". Já falamos aqui e aqui sobre a febre, e o hoje vou falar de duas principais formas de tratamento de doenças infantis: Homeopatia e Alopatia. Você sabe a diferença entre elas? Quando ouvi falar sobre homeopatia pela primeira vez, imaginei ser algo como "remédio de curandeiro" ou uma "simpatia" e nem dei muita bola...huahuahuahuahuauha Conversando, certa vez, como amiga que cursava faculdade de "Farmácia" ela me explicou de forma simples e clara que: - Homeopatia é o tratamento feito com substâncias "iguais" às da doença, buscando combater a doença como um todo. - Alopatia é o tratamento feito com substâncias "opostas" às da doença, que busca combater os sintomas das doenças. Depois, pesquisando mais e lendo sobr

Licença maternidade no Japão

É comum as mulheres trabalhadoras não conhecerem seus direitos e deveres quando gravidas no Japão. Recentemente, recebi várias instruções no curso de japonês que realizei pela JICE e gostaria de passar para as que estão em duvidas de seus direitos. Vou escrever por tópicos de forma bem clara e simples, caso alguém tenha alguma duvida, pode me escrever pela guia de contato ou deixar seu comentário no post que terei prazer em esclarecer. Vamos lá! - Como já disse em uma postagem anterior, toda mulher gravida no Japão, que não tem o hoken (Shakai ou kokumin) deve providenciá-lo o mais rapido possível, porque só através dele é possível receber os benefícios que a lei concede. - A mulher que trabalha, há mais de 1 ano com o mesmo empregador (se for empreiteira pode ter mudado de empresa), e tem o Shakai Hoken há mais de 1 ano também, tem direito a licença maternidade remunerada em 60% de seu salário normal, durante o período da licença. - O periodo de licença é de aproximadamente 98 dias,