13 de janeiro de 2009

Aborto espontâneo: melhor com ou sem curetagem?

por Thais Saito

Quem já passou por um aborto espontâneo sabe como é ruim. E sabe da dor que isso causa (física e psicológica).
É um sentimento de impotência, de incapacidade, de azar, de dor!

Mas saibam, acontece com 25% das mulheres.
E a maioria nem percebe, porque acontece antes da mulher descobrir que estava grávida.

A maior causa de abortos espontâneos é a gravidez de um feto inviável. Um feto que não teria chances de se desenvolver e sobreviver. A natureza é sábia e poupa nossos corpos e nossos corações.

Mas e agora, depois do aborto? O que fazer?

Em geral, a mulher tem um sangramento. Um sangramento forte, mas que pode ser igual à menstruação do segundo, terceiro dia.
E as cólicas, porque é um trabalho de parto, sim. O útero se contrai para a expulsão do feto, o colo se dilata, tudo acontece.
Em geral, quanto mais tardio o aborto, mais fortes são as cólicas.

E a mulher se desespera e corre para o pronto socorro! O que ela ganha? Uma curetagem.

Curetagem, falando de modo fácil, é a raspagem do útero, para tirar qualquer resto de gravidez dele. De vez em quando, ela se faz necessária. Por exemplo, quando a mãe não consegue expulsar tudo. Qualquer resto que fique no útero, pode causar uma infecção. Mas em um parto, é a MESMA coisa! Qualquer coisa que ficar lá, infecciona. Mas porque a gente não faz curetagem pós parto? Porque o normal é NÃO SOBRAR NADA.

Na grande maioria das vezes, quando uma mulher sofre um aborto, o corpo consegue fazer todo o trabalho sozinho. Pode demorar meia hora, pode demorar 2 semanas. Mas acontece. A gente só precisa de paciência.

Ah, mas poooooor que eu vou deixar de fazer a curetagem, se eu posso ter uma infecção e perder meu útero se não fizer?

Porque, mulher, a curetagem não é inofensiva!
Ela é feita sob anestesia e tem os riscos da anestesia, como "o risco de infecção, de hemorragia ou riscos inerentes à anestesia (geral ou local)", como disse o Site Médico.

E a curetagem em si também tem seus riscos, como "perfuração uterina ou de uma raspagem mais vigorosa que altera as estruturas normais do endométrio e faça com que a doente deixe de menstruar", também segundo o site médico.

Além disso, placenta prévia está MUITO relacionada à curetagem. Em geral, quem sofre uma curetagem deve permanecer 6 meses sem engravidar para evitar a placenta prévia.

O ideal seria: esperar o processo ocorrer. Depois de ocorrido, ir ao ginecologista usual e ver se há algum resto. SE houver e não houver sinais de que o corpo vá conseguir terminar esse serviço, aí, aceitar a curetagem.

2 comentários:

Nay Katy disse...

Acabei de perder meu tão desejado bebê😭 com um mes de gestação preciso fazer coretagem sim ou não?

Unknown disse...

Alguém responde meu post por favor
Ou responda pelo meu email kellineladyluna@hotmail.com

Bem eu descobri que estava grávida pelo atraso de minha menstruação que era bastante regular, enfim no começo saia sangue rosa bem pouquinho, n dei importância, dps saiu um sangue marrom ai comecei a desconfiar e correr p ir fazer ultrassom, 2 dias antes d perder meu bb eu comecei a sangrar o sangue vermelho e com pequenos coágulos, então dia 19/09/2017 eu paguei p fazer a transvaginal e lá deu q n tinba eco do embrião, o médico supôs q eu poderia estar com menos de 5 semanas, mas na conta da enfermeira do pré natal eu estava com umas 9 semanas. Enfim, nesse mesmo dia senti fortes dores de cólicas q.parecia q eu ia morrer, quando cheguei na emergência da maternidade comecei a sangrar mto, quando fui ao banheiro saiu pedaços de sangue
O médico fez o toque e constatou o óbvio, eu tava perdendo meu bb, enfim sangrei e sangrei, fiquei internada e durante a madrugada saiu mto sangue. O médico da noite anterior do dia 19 disse q eu podia optar por não fazer curetagem, pois eu ja tinha expelido muito sangue e seria normal eu colocar tudo p fora naturalmente. Porém trocou de plantão é o médico do dia 20 falou q eu tinha q fazer curetagem, ele ainda n tinha nem me visto, mas ja tava falando isso p minha irmã. Minha irmã já teve aborto e já fez curetagem, ela disse q é horrivel e disse p eu n fazer, pois eu tava com menos d 5 semanas provavelmente e n tinha nada além do saco gestacional. Daí ela obrigou o médico a fazer uma.ultrassom, e essa ultra foi feita e constou q eu tinha 1 cm de coagulo no útero, o médico continuou dizendo p eu fazer e minha irmã diss q eu decidiria, mas q s fosse ela, ela n faria. Ai optei por n fazer.
Falei com médico, ele ficou visivelmente frustado e falou q eu q sabia, pois s desse infecção, ou hemorragia, a responsabilidade era minha. Disse q eu poderia ir embora, mas q n m dava alta, pois na opinião dele eu teria q fazer.
Hoje dia 22, eu continuo sangrando, mas parece menstruação e sinto mta cólica
Quarta feira farei a ultrassom e verei s ainda tem algo, s ainda tiver farei a curetagem.

Mas gostaria de saber a opinião de vcs? Quem concorda com o médico do dia 20, quem concorda com o médico do dia 19 e minha irmã??

Postar um comentário

Obrigada por contribuir com seu comentário!
Todos os comentários são lidos e moderados previamente.
Se você tiver alguma pergunta pertinente ao tema do post é mais rápido e fácil ligar para 080-51427945(Japão).
Estamos dispostas a ajudar no que for preciso!