Pular para o conteúdo principal

Amamentação durante a gravidez

Por Thais Saito

Quando eu engravidei do João, a Melissa tinha 8 meses. Ela ainda mamava 5 vezes por dia, no mínimo.
E eu comecei a ouvir que tinha que desmamar, que leite de grávida faz mal, que o bebê da barriga ia nascer minúsculo ou morrer na barriga.

Aqui entra a minha pergunta:
SERIA A NATUREZA TÃO IMPERFEITA, A PONTO DE FAZER UMA MULHER QUE AMAMENTA ENGRAVIDAR, sendo que isso oferece tantos "riscos"?

Então vamos pensar aqui nos "riscos".
- Leite de grávida faz mal.
Não tem nenhum estudo que diga isso. Às vezes, o filho que mama sente um gosto diferente e pára de mamar, mas não faz mal. Às vezes, a mulher sente dores, porque o seio fica sensível, mas o leite continua não fazendo mal. As índias, as africanas, as mulheres paleolíticas, as amas de leite, as mulheres de antigamente, todas amamentavam mesmo grávidas. Imagina quanta criança teria morrido se leite de grávida fizesse mal?

- Faz mal para o bebê da barriga.
Muitas pessoas pensam assim porque acreditam que os nutrientes vão todos para o lactente e o feto não recebe nada. Na realidade, se a mãe comer direito, ela consegue nutrientes para três: ela, filho lactente e filho por nascer. A gente ingere mais vitaminas do que pode absorver, portanto, sempre tem sobra que é excretada. No máximo, essa sobra não vai acontecer. Mas é difícil, hein?

- Causa aborto.
Existe um hormônio, chamado ocitocina, que é liberado na amamentação. Esse mesmo hormônio causa contrações do útero. Mas a natureza é perfeita, pipou, acreditem. O útero é incrível! Ele só aceita esse estímulo do útero quando o bebê está pronto pra nascer. Antes disso, a ocitocina vem e vai e o útero nem tchum. A ocitocina também é liberada durante o sexo. Imaginem se causasse aborto? O casal teria nove meses de abstinência. Quem iria querer filhos? E a ocitocina também é liberada quando há amor: quando a gente olha o filho, pode reparar que o seio chega a formigar.

Aqui o meu depoimento:
Eu amamentei a Mel enquanto estava grávida do João e amamentei o João grávida do Zé. Dos três, a Mel foi a menor, nasceu com 3 quilos. O João, com 3,200. E o Zé com 3, 950 kg. Isso já contradiz o mito do bebê vai nascer pequeno, morrer desnutrido, etc etc.
A Mel foi meu maior bebê, que com 3 meses pesava 9 quilos e era uma coisa de gorducha. Ela sempre comeu muito bem e o único problema de saúde que teve foi uma pneumonia aos 6 meses (antes de eu engravidar). Depois, mais nada. Também contradiz o mito "leite de grávida faz mal".
No final das duas últimas gestações, eu sentia o útero contrair quando alguém mamava. Mas só no final, mesmo. Até usei isso:
- Mama, mama mais pro seu irmão nascer logo.
HUahuaha.
Nem assim.....

Eu penso assim: se a natureza nos deixou engravidar amamentando, é porque a gente pode gestar e amamentar ao mesmo tempo. Tem gente que vai engravidar amamentando. Tem gente que não. É só cada uma respeitar o que a natureza quer de nós.

Comentários

  1. Quando fiquei gravida do Rafa, a Sarah tinha 10 meses e eu consegui amamenta-la até 1 ano e 6 meses, depois ficou complicado por causa do trabalho, final da gravidez e etc...
    O médico da epoca falou que amamentar criança até 2 anos era para POBRE e que eu não precisava fazer aquilo...afff
    Outro médico, da época que engravidei do Gabriel, disse que os hormônios do leite eram "femininos" e eu estaria dando ao Rafa, doses gigantes desses hormonios e me perguntou se era isso mesmo que EU QUERIA, com o olho arregalado assim (O_O)
    Fazer o que né?
    Cada uma que esses médicos inventam...

    beijo

    ResponderExcluir
  2. Interessante isto meninas!
    Como são muitas as mamães de primeira viagem tbm, como eu... ficamos meio sem saber o que dizer, acho que às vezes até ainda não pensamos muito nisto!
    Creio que qndo acontece (muito fácil) aí deve ser até uma dúvida para muitas!
    Mas na minha opinião, não sei o que diria há um tempo atrás, mas hj eu digo que para engravidar do segundo filho, não é tão difícil como parecia antes, a gente meio que perde um pouco o controle das coisas! hehe E estamos sempre tendo que cuidar demais para não acontecer! hihi
    E uma vez que um segundo já está a caminho, creio que não tem jeito de evitar essas coisas! Mesmo que dissesem que não é bom (sem explicação), muitas mulheres o fariam!rsss
    Cada mulher tem uma natureza diferente, mas somente a primeira gestação trás a segurança do que fazer com as outras, né não?! hehe
    ***
    OBS: Ai Ro, eu ri tanto desse zoião aí do médico! Esse médico é um pateta! hauhauhaua

    ResponderExcluir
  3. Bom eu nunca tive esse problema pq meus filhos tem 3 anos de diferença entre eles,mas eu jah tinha ouvido falar que amamentar gravida causa aborto,assunto discutido em uma comunidade do orkut(MAG).....que bom que nw eh verdade neh....mas acho que no final da gestação ateh ajuda,ne ajuda nw!!?!??!!?!?Thais???

    ResponderExcluir
  4. obrigada por me aliviar,pois amamento minha filha de 11 meses,e estou gravida de 6.estava com muito medo agora passou.

    ResponderExcluir
  5. QUE MARAVILHA AGORA ESTOU TRANQUILA ESTOU GRAVIDA DE DOIS MESES E AMAMENTO MINHA FILHINHA DE UM ANO SEI QUE E HORA MAS ELA AINDA TA MUITO VICIADA ENTAO POSSO AMAMENTALA TRANQUILAMENTE.

    ResponderExcluir
  6. obrigada por me tranquilizar também. tenho uma menina de 5 meses. quero engravidar daqui um mês mas não queria deixar de amamentar! sou muito grata por teus conselhos e orientações!

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. oi sou dani posso da de mama tando gravida

    ResponderExcluir
  9. oi Dani!
    Pode sim!
    Não há problema algum!
    Você precisa se hidratar bastante e, na medida do possivel, se alimentar bem.
    Procure comer alimentos ricos em calcio/ferro (folhas verde escuro) e tomar logo em seguida sucos citricos (laranja, limão) que ajudam a "fixar" melhor as vitaminas.
    As pessoas são mal instruídas por seus médicos e infelizmente deixam de amamentar...
    A Thais amamentava dois estando gravida do terceiro e ele nasceu com mais de 4kgs!! =)
    Nosso corpo se adapta as necessidades de nossos filhos!

    beijo

    ResponderExcluir
  10. O meu filho Gabriel já tem 2 anos e 10 meses e ainda mama muito,viciado demais...e eu estou grávida de 06 meses.
    Estava preocupada se faria mal pro Gabriel,mas lendo aqui,fiquei tranquila.
    Pretendo tirá-lo do peito no próximo mês,embora esteja muito dificil!
    Obrigada!

    ResponderExcluir
  11. Roberta, se estiver bom para você e seu bebê você não precisa desmama-lo...
    Sei que é cansativo, mas uma coisa que pode fazer é tentar cortar algumas mamadas do dia, estipular horários e tal, para não cortar de uma vez...
    Se você quiser umas dicas de como fazer, pode me ligar ou escrever no 'fale conosco' ok?

    beijo

    ResponderExcluir
  12. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  13. No início sentia muito incômodo para dar mamá ao meu bb, mas fui insistente e consegui. Meu filho mamou exclusivamente ate os seis meses de idade e continua mamando até hoje. Ele está com onze meses.
    Minha dúvida é: eu estou grávida de 16 semanas e o meu filhote ainda mama e não mostra sinais de que quer parar. Será que te algum problema em continuar? Segundo a obstétra, posso ter contrações devido à ocitocina e a pediatra é contra, diz que ele vai sofrer depois quando o outro nascer.
    Eu li num site da SBP que a criança pode ser amamentada por 2 anos ou mais, isto é natural. E que a crança precisa mostrar sinais de que irá demamar, como desinteresse por mamar, vontade de brincar ao invés de mamar, entre outros. O problema é que meu filho não mostra nenhum desinteresse, é supergrudado comigo e não troca o mamá por brincadeira, musiquinha ou ursinhos, chupetas.
    Que faço? Eu não sinto nenhuma cólica ou contração quando amamento. A única coisa que sinto e mais fome do que na primeira gravidez, que senti mais para o final. Dai como até de madrugada e bebo muita água.
    Será que a natureza seria tão imperfeita de deixar uma mãe engravidar num período tão importante como a amamentação e nos impedir de fazer nosso papel de mãe? Conheci uma colega de trabalho do meu marido que amamentou durante toda a gravidez. Parece ser possivel, mas pq os medicos contra-indicam? Não gostaria de parar agora, pq estou sofrendo muito em ter que tirar dele o mamá.

    ResponderExcluir
  14. Alessandra, se você não tem ameaça de parto prematuro, pode continuar amamentando. O útero só responde à ocitocina no final da gravidez.
    E você tem toda razão! A natureza é sábia e não deixa (em geral, ok?) uma mulher engravidar amamentando se isso pode ser ruim para o futuro da espécie.
    Os médicos contra-indicam porque 90% deles recebe para indicar o leitinho artificial.
    Não pare, se você não quer!

    Beijo de quem amamentou um bebê na segunda gravidez e amamentou dois na terceira gravidez.

    ResponderExcluir
  15. Obrigada, Thais, pela dica, eh isso mesmo! A natureza eh mais inteligente do que a humanidade e sabe mais do que nossa sociedade "moderninha" e "anti-instintiva". Fico triste soh por ter que me justificar sempre em optar por amamentar, quando na verdade deveria ser apoiada pelos medicos...Mas valeu muito por seu apoio, pois sabe o que diz, pq passou por isso. Eh interessante saber de que quando se trata da natureza humana, nada eh exato, como matematica. Tudo eh muito relativo...Eh fascinante!

    ResponderExcluir
  16. estou muito preocupada , pois , estou gravida de dois meses e amamento minha filha de um ano e 8 meses é eu tenho dó de tirar ela adora mamar e muito nervosa porque falam que o leite faz mal mas como vc disse agora estou mais sossegada obrigada

    ResponderExcluir
  17. Meu bebe esta com 04 meses e agora sei que posso continuar amamentando-o, pois estou gestante de 01 mês, obrigada pelos esclarecimentos, foi de muita importância

    ResponderExcluir
  18. Danielle parabéns pela gravidez!
    Ter 2 filhos assim pertinho um do outro dá trabalho mas é TUDODIBOM!

    beijo

    ResponderExcluir
  19. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  20. OI eu sou a Suélen estou grávida de 7 meses e meus seios nao tem aquele bico formado para amamentar, me indicaram fazer as massagens ou deixa alguma criança q ainda mamam mamar em mim pra esse biquinho se formar e qndo meu bb nascer eu n ter tantos problemas com o seio, intao tenho uma subrinha q ja tem 1 ano um dia ela viu meu peito e pediu assim "papa" igual qndo ela fala com a mae dela qndo ela ta qurendo mamar,nisso eu deixei ela mamar em mim doeu muito mesmo, mais sempre q ela pede eu deixo porq estou percebendo q esta mesmo saindo o bico no qual eu n tinha, apesar de fica muito dolorido,mais como eu ja tinha conhecimento de todos mitos q eu ouvia fiquei com um poco de medo, ja estando esclarecida vou continuar a deixar ela me ajudar pra qndo o Davi nascer ele vai pegar o seio mais facil.Lembrando que meus seios ainda n tem leite e a minha subrinha n fica com fome pelo fato de que ela mama em mim e n sai o leite, ela come direitinho durante o dia e so mama na mae dela pra dormir a noite e com meus seios ela brinca de faze-los de chupeta ou bicos como alguns chamam,quero conselhos sobre o que eu estou fazendo se eu poderia fazer melhor pra ajudar mesmo nessa formaçao do biquinho do meu seio,pra que eu nao sofra tanto qndo meu bb nascer,obrigada a todas e parabéns.

    ResponderExcluir
  21. Suelen, se vc não tiver risco de parto prematuro não tem problema sua sobrinha fazer isso, porém existem outras formas de melhorar o seu bico para a pega do seu bebê quando ele nascer.
    Acesse o link: http://maternajapao.blogspot.com/2009/09/amamentar-com-mamilos-planos-ou.html
    A dor nos seios é comum na gravidez por causa dos hormônios que estão preparando-os para amamentar.
    Depois, faça outras buscas na net com o tema Mamilos planos ou invertidos. Tem muita informação boa que pode te ajudar.
    Se ainda assim vc tivre problemas quando seu bebê nascer busque ajude conosco novamente que te indicamos grupos de apoio a amamentação.

    beijo

    ResponderExcluir
  22. Oi meninas... Ontem a noite orei ao Senhor sobre as aflições que estavam pairando o meu coração e o quanto estava angustiada. Meu filho Gabriel tem 1 ano e 6 meses e mama muito...estou grávida de 1 mês e a medica falou para interromper imediatamente a mama do Gabi,pois isso poderia ser a causa das dores que sentia no pezinho da barriga e que poderia causar sangramento e perda do baby.Na primeira gravidez tb tive muitas cólicas e graças a Deus o Gabi nasceu em 39 semanas e muito saudável.Agora tb tava sentido um pouco de cólicas e pensei que fosse o fato de tá amamentando.
    Tb teve o fato de não saber que estava grávida e andei pegando peso que não deveria, passei química no cabelo...
    Antes de lê os depoimentos estava me sentido muito triste, pois o Gabi faz uma carinha que parte o meu coração.
    Por favor me explique melhor tb essa questão de parto prematuro e quando isso pode acontecer.
    Sei que esses depoimentos vieram de Deus para acalmar meu coração,pois agora me sinto muito mais aliviada.
    Que Deus continue nos abençoado e capacitando nessa dadiva de ser mãe.
    BJU

    ResponderExcluir
  23. Gerusa, se você tem a tendência a ter parto prematuro, então o ideal é parar de amamentar. Se não tem, se seu primeiro filho nasceu de 39 semanas sem problemas, então não vejo porque parar!
    No começo da gravidez, a mulher sente cólicas, mesmo. É o feto se implantando, é a placenta se formando, é o corpo se ajustando à gravidez!

    Eu conheço muitas, muitas e muitas mulheres que amamentaram grávidas. Não conheço nenhuma que abortou por causa disso. E uma, só uma, que parou de amamentar com 30 semanas de gravidez por ameaça de parto prematuro.

    Beijo

    ResponderExcluir
  24. Cara Gerusa,
    Tb não vejo problema em continuar dando mamá para o seu filhote mais velho, mas vc pode analisar primeiro para ter certeza. Concordo com a Thais, pois é comum a mulher sentir cólicas no início da gravidez. O que vc pode fazer e foi o que fiz, é ir diminuindo gradualmente as mamadas, substituindo-as por mingaus e brincar, distrair o filhote, peça ajuda ao pai, principalmente à noite, contar historinhas, ninar, pois a sua presença e cheiro podem não permitir essas substituições. Eles sabem que temos o mamá, fica difícil enrolá-los.
    Na época, eu estava ficando bem esgotada, principalmente às madrugadas, pois acordava cedo para trabalhar, pedi tanto a Deus para que meu filho desmamasse sozinho, pois sofria ter que ser radical.Não sou a favor disso. Daí, meu marido ajudou, principalmente à noite, havia dias que ele ficava cansadinho e ia dormir, cortava o meu coração, pois amava dar mamá a ele. Pela manhã ele comia mingauzinho e eu ia trabalhar e parei de vir na hora do almoço para dar mamá, ficava triste, mas foi o melhor, pois ele parou por si só. Além do mais coloquei-o na escolinha por meio turno e ele brincava muito. Enfim, senti ele mais independente,e eu já estava com seis para sete meses de gravidez quando ele havia parado, que menino lindo! Sempre que via o meu peito, olhava para mim e tocava-o sorrindo, mas não pedia mais mamá. Foi uma conquista dele! No mês seguinte, ele andou sozinho, sem apoio. Pense nesta experiência, foi a minha. Mas a sua tb pode ser menos traumática tb, e graças a Deus, o meu filhote é cada vez mais independente e faz mais conquistas. Sei que é difícil para nós, mães, pois são eternos BBs para nós, mas não podemos impedir o crescimento e a evolução deles. Um dia vão desmamar e que seja da maneira mais natural possível, entretanto, precisam de nossa ajuda criativa.
    Analise a sua situação e tenha coragem para tentar. Boa sorte!

    ResponderExcluir
  25. Obrigada Meninas...já me sinto bem mais tranquila!!!
    Bjus

    ResponderExcluir
  26. Infelizmente perdi o meu baby...O descolamento foi muito grave...
    Bola pra frente né?
    Bjão
    Gerusa

    ResponderExcluir
  27. Poxa Gerusa, sinto pela sua perda!
    Sinta-se abraçada e acolhida!

    um grande beijo

    ResponderExcluir
  28. Cara Gerusa,
    Que tristeza! Minhas condolências,pois perder um bebê é, de fato, uma das maiores tristezas que podemos experimentar. Muitas mulheres perdem e é horrível. Eu sei o que é isto, pois já perdi uma gravidez, foi a minha primeira e olha que nem deu tempo de sentí-la, porque estava bem no início. Imagina de quem já estava curtindo há tempo. No entanto, tudo na vida é superável, procure repousar e se recuperar. Trabalhar em seguida ajuda a não ter depressão. Você verá! Logo, logo, em seguida vc vai engravidar de novo, pois vc deseja muito isto e merece! Será uma ótima mamãe. Que Deus te abençoe e te cuida, tá? Um abraço! ;)

    ResponderExcluir
  29. Fiquei bem interessada neste assunto,pois tenho uma filha de três meses e fico com muito medo de engravidar novamente,já que quatro amigas minhas de consulta pré natal engravidaram tomando a mesma pílula...
    Fico com receio e gostaria de saber quais são os sintomas de uma possível gravidez durante a amentação,são os mesmos de uma gravidez normal???? Já agradeço bjus a todas...

    ResponderExcluir
  30. Helen, os sintomas são os mesmos, já que é uma gravidez normal.
    Dizem que há mudanças de comportamento no filho mais velho. Eu achei que teve, depois mudei de ideia. Ainda não sei.

    Beijo e boa sorte.

    ResponderExcluir
  31. O meu bebé fez agora um ano e eu quero engravidar novamente, mas como amamento tinha muitas duvidas... se podia continuar... se devia... já li imensas coisas sobre o assunto... mas teus post com o seu testemunho me deixou mais tranquila... obrigada :)

    É a primeira vez que venho no seu blog e fiquei fan :) parabéns pelo trabalho fantástico

    ResponderExcluir
  32. Sofia, obrigada!
    Fique tranquila, confie na natureza e ouça sempre os sinais do seu corpo. Nada é mais importante que isso.

    Beijo

    ResponderExcluir
  33. Obrigada por esses comentários... vou começar a tentar engravidar e tanto o pediatra do meu filho quanto a minha ginecologista disseram para desmamar meu pequeno. Só que ele gosta tanto, está com uma ano e meio e por enquanto eu retirei algumas mamadas... tem mamado de noite, antes de dormir, qdo acorda de madrugada e às vezes depois do almoço. Estou tentando retirar esta mamada (do almoço), mas sem mta pressão. Estou tendo pressão de todos os lados para desmamá-lo, mas acho que nem ele e nem eu estamos preparados. Fiquei mais tranquila e mais segura sobre o que meu coração já dizia!
    Mais uma vez obrigada,
    Taissa

    ResponderExcluir
  34. Olá pessoal, tenho um bebê de 7 meses e desconfio de estar grávida novamente, será que se eu fizer o teste de urina(farmácia) pode dar alguma alteração por estar amamentando?
    Eu tomava o anti Kelly e não menstruava, porém comecei a sentir uma cólicas bem levinhas, como se fosse descer e nada, qdo fui comprar outra caixa, descobri que haviam parado de fabricar, então resolvi deixar vir a menstruação para iniciar com outro, fiquei sentindo cólica e nada, hoje faz 19 dias e desceu somente umas gotas e já parou. Estou preocupada.

    ResponderExcluir
  35. Erika, a amamentação não influi o teste de gravidez.
    Fique tranquila.
    As cólicase o sangramento leve são comuns em início de gravidez, em períodos férteis e antes da menstruação.

    Beijo

    ResponderExcluir
  36. Estou amamentando uma menina de 9 meses enão tomo anticoncepcional só uso preservativo. Mes passado a camisinha estorou e eu não tinhamenstruado ainda depois do parto, mais por medo de engravidar novamente tomei a pílula do dia seguinte, desceu menstruação forte por 4 dias, porém esse mês ainda não desceu nada será que posso ter engravidado mesmo tomando o remédio? tem 3 dias de atraso da data que desceu a menstruação do mes passado e não sinto nada de sintomas que sentia na gravidez da minha pequena. As vezes sangra um pouco na hora da relação. Tô tão preocupada...O teste de farmácia já detecta se eu estiver grávida...não sei o q faço.

    ResponderExcluir
  37. Leticya, a pílula do dia seguinte é uma bomba hormonal que causa alterações, mesmo.
    Alguns testes de farmácia dão resultados com um dia de atraso, outros não. Você precisaria olhar um por um na farmácia ou perguntar.

    Talvez você devesse procurar um médico para ficar sossegada.

    Beijo,

    ResponderExcluir
  38. Nossa amei esse blog seu depoimento me aliviou muito,estou amamentando meu o Arthur fez um aninho dia 04/03 descobri ontem q estou gravida estou com medo muito medo de não conseguir cuidar dos dois medo de ter q desmama-lo pois ele é muito grudado comigo gosta muito do (DEDE) dele rsrs...Tenho uma filha de onze anos tbm e amamentei até 1 ano e 8 mesmo não estava tomamando pilula e não engravidei...pensei q fosse do mesmo jeito ....vi q uma gravidez não é igual a outra...acredito q a natureza ué mto sabia q posso acontinuar amamentando meu medo é qdo eu for ter bebe como ele vai ficar e tbm depois acho q vai ficar com vontade de mamar...seja o q Deus quizer....BEIJOS THAYANA

    ResponderExcluir
  39. oi gente,preciso tirar uma duvida!estou amamentando ,meu filho tem 8 meses.minha menstruacao retornou quando ele tinha 6 meses e entao iniciei o uso de minipilulas,no primeiro mes de uso a menstruacao desceu ,e desde entao a segunda esta atrasada ha 43 dias.sera que estou gravida ou a menstruacao pode retroceder ate que eu o desmame?........agradeco desde ja!



    Fabiana

    ResponderExcluir
  40. Fabiana, se vc tomou as pilulas direitinho as chances de estar gravidas são minimas, mas se vc descuidou, pode estar gravida sim.
    Eu faria um teste de farmacia para o desencargo da consciencia.
    beijo
    Rosana

    ResponderExcluir
  41. Gente, tenho vontade de imprimir tudo que leio sobre amamentação na gravidez e sair esfregando na cara de muita gente.
    Agradeço pelos conselhos, tiraram muitas dúvidas que colocaram na minha cabeça.
    Já tenho quatro filhotes, 15, 11, 9 e a bebê de 1 ano e 2 meses. Estou grávida de 13 semanas e continuo amamentando a Thaissa que não demonstra nenhum interesse em desmamar.
    Recebo críticas diariamente a respeito disso: a menina vai ficar doente, o outro não vai vingar, vai atacar bichas, etc...
    Esgotei o meu livro de desculpas e até meu abstetra concordou que eu continue desde que me alimente bem para não prejudicar ninguém. Mesmo assim é como se a palavra do médico não valesse de nada.
    Ah, esqueci de uma frase que ouvi esses dias: "Se fosse bom dá de mamá grávida não apartavam o bezerro da vaca qdo ela emprenha." Adorei a comparação, nós mulheres viramos vaca!
    Novamente agradeço a ajuda de vcs.
    Parabenizo a Thais pela força, por conseguir amamentar os três filhotes que, aliás são liiindos e parecem muito saudáveis.
    Também parabenizo a Rosana. Pensei que só eu era doida o suficiente para ter 5 filhos... guerreira!!! Rsrsrsrs

    Abraços

    ResponderExcluir
  42. nossa gente, estou gravida de 05 meses tenho uma filha de 1 aninho que amamenta, meu medico pediu p eu parar de amamentar; não parei não, estou continuando pois tive dó da minha menininha; obrigada por me deixar mais traqnuila com esses depoimentos, beijos a todas,Deus abençoe a gestação de todas.

    ResponderExcluir
  43. Tenho um neném de 11 meses e estou pensando em engravidar de novo daqui 01 mês.

    Só não sei como pois ele mama muuuuito. O dia e a noite toda no peito. Não quero desmamá-lo, acho ele muito dependente do peito e como não pegou mamadeira, vai ficar sem leite????

    Não pensaria nisso de jeito nenhum, meu medo é o ciúme que ele sentirá quando chegar outro neném....

    ResponderExcluir
  44. ai gente tava hiper preocupada

    ñ sei se to gravida mais ja sei q não faz mal amamentar .... bjs <0/

    ResponderExcluir
  45. Olá meninas!
    Tenho um filho de 8 meses que mama quase que exclusivamente! Já comecei com as refeições, mas ele come muito pouco e prefere mamar.
    Há uns dias venho sentindo dor nas costas e azia!
    Na consulta do puerpério, meu médico receito Micronor,tomei e não me adaptei. Mudei para Cezaretti tbm não me adaptei.
    Não venho tomando nada. Até agora não tive mestruação nenhuma! Nem cólica.
    Acho que estou grávida. Vcs acham que posso estar????

    ResponderExcluir
  46. Vitor Lopes, pode estar, sim! Faça um exame, se quiser. Pode ser TPM, ou algum ajuste do seu corpo com o fim da exogestação. E não se preocupe se seu bebê comer pouco, porque ele estará alimentado com a amamentação.
    beijo,

    ResponderExcluir
  47. Olá,estou amamentando minha filha de 1 e 9 meses e descobri que estou grávida de 1 mês ,todos falam para eu desmamar,o que realmente pretendo.Mas o que as pessoas não entendem é o quanto isso é dificil para nós mães,e isso requer tempo.Minha principal preocupação é com o colostro,que funciona como vacina p/ o bebê,se eu continuar amamentando será que ele será formado?Minha pequena é muito agarada comigo e come muito pouca comida.Abraços a todas e boa sorte

    ResponderExcluir
  48. Esse blog é uma benção de Deus. Vai de encontro com as aflições de nós, mamães que se sentem preocupadas com a nova gestação enqto amamentam seus filhinhos. Esclareceu meus temores este post. Muito obrigada. Conseguiram secar as lágrimas do meu rosto e a dor que afligia o meu peito.Deus abençõe vcs!!

    ResponderExcluir
  49. Oi! gostei mt das postagens, pq tenho uma bebe de um ano e dois meses q amamento e agor adescobriq esotu gravida,nem sei d qt tempo ainda...mas é bem pouco tmepo, minha menstruação parou so ha 2 dias e so fiz o teste de frmácia. Bem deposi q amamento sinto umas pocas colicas, bem fraquinhas, e percebo um sanguinho no papel...será q preciso desmamar? minah bebe é mt apegada a o seio e tenho pena..não sei s eisso é sinal de aborto..é normal esse sanguinho agora no inicio?tipo, depois de amamentar? Tomar aq seja normal, não quero desmamar agor aminha ebbe, so um pouco antes do parto assim, bem gradualmente conversnado com ela,nada drastico! Obrigada!

    ResponderExcluir
  50. Karen e Timoteo: No inicio da gestacao pode acontecer sim de haver alguns sangramentos pequenos.Mas ao amamentar pode dar leves contracoes no utero,entao,acho que o melhor eh ir ao medico e confirmar a gravidez e ver se esta tudo ok.Se nao for uma gestacao de risco,nao tem problema nenhum em amamentar.Claro que alguns medicos falam que deve parar e tal,mas acho que se vc estiver bem de saude e nao se incomodar,pode seguir amamentando sim.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  51. Tatah republicano: se vc estiver bem de saude,nao for uma gestacao de risco,nao tem problema nenhum em seguir amamentando.Faca o que seu coracao mandar.Acredite no seu corpo e nao apresse nem pressione as coisas.Se vc engravidou e tem leite,porque negar a sua filha?Se fosse fazer mal pra alguem,tenho certeza que a mae natureza nao permitiria...
    Beijos!

    ResponderExcluir
  52. Oi Thaís!! Gostaria de saber a sua opinião: Amamento meu bebê de 08 meses e agora descobri que estou grávida de gêmeos, imagina como está a minha cabeça! Me preocupo com a boa nutição de todos eles e o meu bebê ainda come muito pouco outros tipos de alimento, o que vc me aconselha?

    ResponderExcluir
  53. Gaby, depende de você! Como você está? Está bem? Sente cólicas? Dores? Seios sensíveis? Cansada? Eu, eu eu eu, não pararia de amamentar a não ser em caso de ameaça de aborto.
    Essa é uma decisão muito sua: 9,99 entre 10 médicos que você consultar, vão te dizer que você deve parar de amamentar. Eu conheço alguns poucos que diriam o contrário, mas que diriam porque estão atualizados e levam em consideração a individualidade.
    Beijo.

    ResponderExcluir
  54. Alo!Tenho um bebé com quase 5 meses que é amamentado exclusivamente com leite materno, tomo a pílula cerazette será que há possibilidades de engravidar novamente??Morro de medo de isso acontecer que às vezes até parece que estou sentindo sintomas...
    Depois do parto ainda não menstruei, em fevereiro fiz um teste de gravidez e deu negativo...este medo me ta tirando o sono...

    ResponderExcluir
  55. Alo!Tenho um bebé com quase 5 meses que é amamentado exclusivamente com leite materno, tomo a pílula cerazette será que há possibilidades de engravidar novamente??Morro de medo de isso acontecer que às vezes até parece que estou sentindo sintomas...
    Depois do parto ainda não menstruei, em fevereiro fiz um teste de gravidez e deu negativo...este medo me ta tirando o sono...

    ResponderExcluir
  56. msantunes, se você tem relações, você pode engravidar. As chances são pequenas, mas nada é 100%.

    ResponderExcluir
  57. oi sou leyde tenho uma filha de 1 ano e 4 meses estou gravida de 8 meses, tinha muitas dúvidas continuar amamentando ou parar? agora sei q não tem porque parar.

    ResponderExcluir
  58. oi sou leyde tenho uma filha de 1 ano e 4 meses estou gravida de 8 meses, tinha muitas dúvidas continuar amamentando ou parar? agora sei q não tem porque parar.

    ResponderExcluir
  59. oi meu nome e patricia quero saber se eu posso emtao dar de mana sem me preucupa

    ResponderExcluir
  60. estou gravida e mas minhas 2 gravides nao tive menhun ploblema sobre isso grasas a deus muito obrigada por tudo agora vou poder emgravidar tranquila

    ResponderExcluir
  61. Olá Thais,

    Fiquei muito feliz com o seu depoimento. Achei muito interessante e bonita a sua história!
    Tenho uma filha de 10 meses e estou grávida de 10 semanas... meu obstetra me alertou sobre o lado bom e ruim de continuar amamentando, a pediatra da minha filha pediu que eu parasse de imediato... eu decidir continuar. Gostaria de saber, quando o bebê nascer terei que parar de amamenta-la ou posso amamentar os dois? Como foi com você?

    Atenciosamente,
    Verônica Alves

    ResponderExcluir
  62. Verônica Alves, parabéns pela decisão! Acredito que seja a melhor!
    Quando o bebê nasce, você pode continuar amamentando. A maioria dos bebês param sozinhos durante a gravidez da mãe, mas se ela não parar, não tem problema nenhum! Seu leite vai diminuir no final da gravidez para que você produza o colostro. Assim, quando seu bebê novo nascer, você vai ter colostro para dar para ele também. E sua filha vai aproveitar um pouco dele, para deixá-la mais forte! Todo mundo só tem a ganhar! Continue nesse caminho!
    Beijo,

    ResponderExcluir
  63. Olá Thais, meus parabéns pelo blog e por todo carinho e cuidado que tem com esse assunto. Tenho uma bb de 10 meses e pretendo engravidar logo de outro. Já esclareci que posso amamentar caso eu enngravide, porém surgem novas dúvidas. Me ajude: O que fazer qdo eu for para a maternidade ter o outro bb e a minha bb q estiver em casa, como vai ficar sem mamá?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Juliana, eu sou Emilia, outra mamãe que passou pela super aventura de amamentar grávida e amamentar 2 bebes de idades diferentes ao mesmo tempo... ^_^ O que eu fiz quando deixei minha Giovanna em casa com 2 anos e meio para ter o meu Jonathan foi deixar um bom estoque do meu leite para ela tomar na mamadeira, assim não se esqueceria do gosto do meu leitinho... ;-) E deu super certo, ela só ficava um pouco chatinha antes de dormir por falta da ultima mamada do dia na cama comigo (fiquei 2 dias no hospital devido ao parto cesareo), mas nada que uma excelente mamadeira do meu leite que deixei para ela com muito amor não pudesse resolver... Lembrando que esse leite deve ser ordenhado com o maior rigor de higiene e SUPER bem condicionado no freezer, devendo ser aquecido apenas um pouquinho e só na hora de servir... Quando voltei do hospital pude finalmente realizar um sonho antigo, sonho esse que até hoje, 6 meses após meu segundo parto, faz parte da minha maravilhosa experiencia e realidade de mãe: amamentar meus 2 filhos ao mesmo tempo... Não tenho como descrever como esses momentos são mágicos e maravilhosos... Espero ter ajudado, agradeço pela atenção e parabenizo mil vezes a criadora deste espaço ótimo para dividirmos nossas experiencias... :-)

      Excluir
  64. Adorei o blog, adorei a matéria que com certeza vou usar como referência para várias Mães que conheço e que pensam que tem que desmamar qdo engravidar.
    Estou seguindo o blog, todas as 3 moram no japão?
    Morei 8 anos aí, amo o japão, sou sansei.
    Se puder segue o meu blog, e passa lá conhecer.
    beijinhos

    www.viniciusmamaequedisse.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  65. Oi Thais, meu nome também é Thays e estou muito preocupada... Assim que acabou o meu resguardo começei a tomar o anticoncepcional e no mesmo que em que tomei o primeiro comprimido tive relação com meu esposo sem camisinha, e uma semana depois disse saiu um poco de sangue, pensei que fosse uma menstruação mas no outro dia não saiu mais nada... Será que posso estar grávida? Meu bebê está com 3 meses. Me ajude??

    ResponderExcluir
  66. Thays, você pode estar grávida, sim. Faça um exame, vá ao médico..... ou só espere!

    ResponderExcluir
  67. Muito bom texto, minha filha tá com 10 meses e pretendo engravidar daqui 4 meses. Tomo remédio controlado mas minha gravidez foi normal. Será que quando eu engravidar vou poder continuar amamentando por estar fazendo tratamento médico?

    ResponderExcluir
  68. Thais, você, literalmente, amamentou dois na terceira gestação? Como você deu conta?
    Então, meu filho tem 1 ano e 3 meses.
    Não tenho medo de nada (de aborto, do bebê que estou gerando nascer fraquinho ou coisa do tipo e blá blá blá), mas penso se darei conta quando o outro nascer.
    Não tenho ajuda, resguardo é por minha conta.
    Meu esposo me ajuda quando chega do serviço.
    Enfim, você tinha ajuda?
    Deu outro leite para te auxiliar?
    Ou era só peito mesmo? (no caso do bebê mais novinho que o peito é exclusivo até o 6º mês).
    Meus seios estão beeem doloridos, mas aguento.
    Penso bastante no aspecto psicológico do meu filho mais velho, sabe?
    Ele AMA mamar.
    Como seus filhos lidaram?
    Tinham ciúmes?
    Ou serviu para uní-los?
    Enfim, obrigada!
    Beijo

    ResponderExcluir
  69. Elise, eu amamentei, sim. A mais velha mamava pouco, mas mamava uma, duas vezes por dia, por 5 minutos, mais ou menos. O segundo mamava bastante.
    Olha, eu dei conta. Sozinha. Minha mãe veio me ajudar por um mês (mas ela não ficava o tempo todo) e eu dispensei a empregada antes da minha mãe ir embora porque estava me dando muita dor de cabeça.
    Não dei leite nenhum que não fosse o meu. Nunca. Meus dois meninos só foram descobrir o que era leite de vaca depois de grandinhos.
    Eu decidi manter a amamentação pelo aspecto psicológico. Eles gostavam de mamar, era um carinho, um conforto. Não era muito pela nutrição. Era pelo amor, mesmo.
    E quer saber a verdade? É muito mais fácil você deitar na cama com o bebê mamando de um lado e o maior do outro lado do que você ter que lidar com uma crise do maior. Por exemplo, estava cansado e choramingando por tudo. O bebê acordou e chorou: pega os dois, vai pra cama (ou pro sofá, ou pro chão) e dá peito. Senão ia ter que pegar bebê no colo, dar peito, correr pro maior, conversar, fazer carinho, abraçar, e tal. E fica muito mais difícil. Principalmente quando a gente está cansada.
    Quando eu estava disposta, o bebê feliz e o maior não muito, aí, sim, dispensava todo o tempo pra conversar, fazer carinho, e tal.

    E eu acredito que, sim, eles lidaram muito melhor um com o outro porque estiveram juntos sempre. Ganhar um irmão nunca foi sinônimo de perder alguma coisa (no caso, o peito). Sempre foi sinônimo de mais barulho, mais bagunça e mais palhaçada.

    Eles brincavam enquando mamavam juntos. Era bem fofo ver o maior pegando na mão do menorzinho, os dois rindo juntos enquanto mamavam, eles começando a largar o peito no meio da mamada pra brincar..... Enfim, faria tudo de novo, com certeza!

    Boa sorte e volte pra contar como foi!

    ResponderExcluir
  70. Oi gente... Tenho um filhinho de 1 ano e 10 meses, descubri faz uma semana que estou grávida ainda não sei de quantos meses. Mas de prima fiquei com muito medo por vários motivos e um deles é justamente a amamentação. Dou de mamar para o Miguel, adoro saber que ele cresceu e é saúdavel por causa do meu leite e não quero tirar. Ele mama de duas a três vezes na noite, depois de manhã antes de ir para escolinha e quando pego ele à tarde. Já me falaram várias coisas também e não fui muito de acordo. Agora ele mama sentado em meu colo será que tem algum problema de machucar o outro bebe? Qual seria a alimentação certa? Gostei muito dos depoimentos e ajuda de vocês. Muito Obrigada. Priscila - Poços de Caldas - MG

    ResponderExcluir
  71. Priscila, amamentar grávida é possível e seguro, se você for gestante de baixo risco.
    Seu filho mais velho não oferece risco nenhum ao bebê. Ele pode mamar na posição que for mais confortável para vocês dois.
    Alimentação certa para você ou para o se filho mais velho? Nos dois casos, uma dieta balanceada, cheia de legumes, verduras, frutas e proteínas é o ideal sempre!

    ResponderExcluir
  72. Obrigada pelos conselhos, Thais. Tenho uma bebê que acaba de completar um aninho e estou gestante de quase dois meses. Muita gente tem me deixado em pânico, dizendo que faz mal ao bebê amamentar durante a gravidez, mas ninguem passou por isso, como você. Confesso que agora me sinto aliviada, amo amamentar e minha Alice é viciada em meu peito. Obrigada de verdade. Me ajudou muito, já estava aflita

    ResponderExcluir
  73. meninas, escutem seus médicos, eles estudam muuuuitooo para isso, as vezes os problemas demoram muito para aparecer. Quanto a amamentação, tudo tem seu tempo, além de 24 meses é apego da mãe e não da criança, tirando o peito, a criança reclama por 2 ou três dias e passa.

    ResponderExcluir
  74. Estou grávida de 8 semanas e amamento meu bebê de 1 ano. Mas, tive descolamento de saco gestacional. Um médico (não o meu GO) me disse que devo parar de amamentá-lo imediatamente. Eu não quero fazer isso! E agora?? Alguém já passou por isso?

    ResponderExcluir
  75. Ellen R, com descolamento.... eu ficaria atenta. Talvez eu parasse de amamentar, pelo menos até completar 12 semanas. Ou diminuísse. Presta atenção nos sinais do seu corpo da próxima vez que amamentar.
    Beijo e boa sorte.

    ResponderExcluir
  76. meninas olá..estou garvidinha pela 2 vez e minha filha de 1 ano e dois meses ama ,mamar,mas a médica disse que quando cria o leite no seio causa um tipo de descolamento do utero o que gera parto prematuro,,estou colocando pó de café no meu peito ,a minha princesinha nao mama,eu falo que é dodoi.....só que meu peito ta ficando inchado ,tem algum remédio que possa ser tomado para parar ???obrigada desde já ..beijinhos pra todas as super mamães

    ResponderExcluir
  77. Queridas mamães e mamãe Rosana
    Eu estou cancelando minha inscrição neste post, mas prometo que irei divulgá-lo sempre que ver alguma mamãe em dúvidas e angustiada com a amamentação. O Materna Japão foi uma luz em meu caminho, cheguei a amamentar dois meninos, meus eternos BBs, que hoje já não mamam mais. O primeiro mamou até 1 ano e 1 mês, quando estava grávida do meu segundo bebê, com seis meses de gestação. O caçulinha mamou até 2 anos e 8 meses.
    Mamães, nunca desistam de amamentar, hoje quando vejo uma imagem de mamãe amamentando sinto tantas saudades que se pudesse voltava no tempo. Juro! No início não são flores, mas quando vencemos as dificuldades e persistimos é a maior benção do mundo, dar mamar para os nossos bebezinhos. É puro vínculo de amor... E digo, isso passa tão rápido que sentimos muitas saudades quando vemos outra mãe amamentando. Mas a vida tem que continuar e os nossos BBs têm que crescer e seguir suas etapas seguintes. Por isso, não percam essa oportunidade, pois na vida toda experiência vale a pena e ser mamãe é o momento mais singular e jamais voltaremos a repetir a mesma experiência, cada filho é uma experiência. Aproveitem e vivam intensamente a mamãe que são!!!
    Um grande abraço a todas :)

    ResponderExcluir
  78. Oi tenho um menino de 2 anos e 3 meses e estou gravida de 34 semanas. Nem penso em tira-lo do peito apesar do medico recomendar e de qd estou a amamentar tenho mtas contrações e uma certa irritabilidade agora na reta final. Gostaria de saber com qtas semanas seus bebes nasceram com vc amamentando!
    Obrigada ...bj

    ResponderExcluir
  79. Débora, meu segundo nasceu com 41 semanas. o terceiro, com 39. e a quarta, com 40. ha ha ha

    ResponderExcluir
  80. Tenho um bebê de 8 meses e estou desconfiando que estou gravida de novo .estou super nervosa com isso a minha menstruação desceu so um pouquinho ai parou isso a 2 meses atrás pra fala a verdade a duvida ta mi matando mas estou com muito medo de fazer o exame.

    ResponderExcluir
  81. Me disseram que dava diarreia no bebe e parei, notei alteração sim nas fezes dele, mas to tão triste em tirar meu bebe do peito. Ele tem 11 meses e estou grávida de 5 semanas.

    ResponderExcluir
  82. Tenho um bebê de 2 ano e tem uma semana e cinco dia que não vê corro risco de estar

    ResponderExcluir
  83. Oi tenho uma filha de dois anos e cinco meses ela ainda mamar ela é muito viciada em mamar já fiz de tudo para tirar ela da mama só que toda vez que eu vou tirar ela da mama ela fica doente só que o meu caso é que eu e meu esposo queria ter outro BB mais não tou conseguindo o que faço pra ter outro bb?

    ResponderExcluir
  84. Ola, nao li todos os postes pq sao 4 anos de comentarios aqui rsrs
    Mas hj quando achei esse site, pq estou passando por uma situacao curiosa...
    Tenho um filho de dois anos, e minha mostra esta atrasada seis dias, e comecei suspeitar de uma possivel gravidez, quando fui ao medico e ele me perguntou se meu filho estava tendo diarreia... E eu disse que sim, ele entao disse que era possive. Uma gravidez pq a gravidez mexe com o leite...
    E uns dois dias depois notei que meu filho vomitava depois de mamar no peito... Ou tinha diarreia...e ainda esta assim... Levei ele ao medico e o mesmo disse que meu filho nao tinha nada...
    Amanha vou leva lo de novo em outro medico... Pq nao acho normal vomitar muito e ter diarreia em mamar...
    Sera mito ou verdade ?
    Gravidez ou outra coisa.... Coincidencia talvez ? Estou confusa...

    ResponderExcluir
  85. Gente, diarreia porque a mãe está grávida é mito. Coincidência, no máximo! Aliás, por causa da diarreia, o bebê precisa ser reidratado e o melhor jeito é com leite materno.

    ResponderExcluir
  86. Oi.. Preciso muito de ajuda, eu tomo anticoncepcional micronor ah 1 ano e amamento minha filha... E esse mês tive um escape e minha menstruação ainda não veio meus seios estão muito doloridos pode ser gravidez?

    ResponderExcluir
  87. E vdd q da for de barriga na criança q está se alimentando.

    ResponderExcluir
  88. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  89. Estou amamentando meu filho de 2 anos e 10 meses e tentamos engravidar. Mas a gestação parece que não vai seguir adiante (4 semanas, e o médico disse que o aborto é iminente, estou tendo sangramento forte). Não paro de me perguntar se não foi por causa da amamentação, que não permite o corpo ter os níveis de progesterona adequados para a fixação do embrião. Pelo que eu li, pode acontecer com algumas mulheres, e n quanto outras amamentam e engravidam sem problemas. Estou me sentindo muito culpada e irresponsável. E vejo também que a informação a respeito não é muito clara. Ou dizem que podem ou dizem que não pode, sem especificar que há casos distintos. Não sei, pode ser que tenha sido um caso de aborto espontâneo rotineiro, como pode acontecer tantas vezes... Um exemplo dessa contradição: a mesma médica que me disse que eu deveria seguir amamentando uma vez que estava grávida, me disse que eu deveria desmamar antes de tentar outra gravidez (considerando já essa como sem sucesso). Se não atrapalha porque deveria desmamar antes de engravidar? Ou só vale se não for planejado. Estou muito confusa... se alguém puder me ajudar a entender, agradeceria.

    ResponderExcluir
  90. Bom dia estou muito precupado eu e minha mulher temos um filho de 10 meses e sem saber ficou gravida fizemos o texte e deu positivo estava gravida uma semana depois passou mal de dores na barriga e comecou a sair sangue muito sangue levei para hospital e disseram q foi aborto espontaneo ate agora sai sangue aque esta a minha duvida pode continuar a mamentar? Ajuda porfavor

    ResponderExcluir
  91. Meu filho tem 2 anos e meio e descobri que estou grávida e o mesmo ainda mama em mim ,e por esse fato eu não ando querendo a gravidez com reseio de ter que para de dar mama para ele pois é muito apegado comigo , ele mama umas 3a 5 x no dia e quando quer dormi a noite ele mama tbm eu vou várias pessoas me dizer que tenho que tirar o peito dele so que não quero fazer isso , será que posso prejudicar o nenem que está na minha barriga , ou meu filho ter algum problema ?
    Estou muito triste ....

    ResponderExcluir
  92. Meu filho tem 2 anos e meio e descobri que estou grávida e o mesmo ainda mama em mim ,e por esse fato eu não ando querendo a gravidez com reseio de ter que para de dar mama para ele pois é muito apegado comigo , ele mama umas 3a 5 x no dia e quando quer dormi a noite ele mama tbm eu vou várias pessoas me dizer que tenho que tirar o peito dele so que não quero fazer isso , será que posso prejudicar o nenem que está na minha barriga , ou meu filho ter algum problema ?
    Estou muito triste ....

    ResponderExcluir
  93. Adorei!!!!Parabéns pelo Post!!! Excelente Matéria!!!! www.amormae.com.br

    ResponderExcluir
  94. Oi tenho uma BB de 2meses e 16 dias, com 1mes do pos parto tomei a injeção de 3 meses e minha mestruacao veio no mesmo mês pois não tinha mestrado ainda mais nunca tinha tomado nenhum tipo de remédio pra evita a gravidez, e quando minha menstruação acabou tive relação com meu marido e ele injaculo dentro de mim, agora estou muito enjoada e estou sentido muita tontura e minha menstruação esta atrasada, coro o risco de esta gravida???

    ResponderExcluir
  95. Oi tenho uma BB de 2meses e 16 dias, com 1mes do pos parto tomei a injeção de 3 meses e minha mestruacao veio no mesmo mês pois não tinha mestrado ainda mais nunca tinha tomado nenhum tipo de remédio pra evita a gravidez, e quando minha menstruação acabou tive relação com meu marido e ele injaculo dentro de mim, agora estou muito enjoada e estou sentido muita tontura e minha menstruação esta atrasada, coro o risco de esta gravida???

    ResponderExcluir
  96. Oi estou grávida de 5 semanas com cólicas e pouco de sangramento..Não sei se é coincidência mas sangra mais quando dou mama para minha pequena..A enfermeira disse que eu preciso para de dar mama..Mas não queria parar !! O que faço?? Obrigada

    ResponderExcluir
  97. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  98. Minha irmã está amamentando e a bebê dela está com dois meses...eu estou grávida de 2 meses...queria saber se posso amamentar minha sobrinha pois tenho muito leite...

    ResponderExcluir
  99. Eu nunca soube que Deus me ama até aqui. Irmãos e Irmãs, esta é a minha história. Fui casada há mais de 6 anos e não pude ter um filho, o médico diz que eu tenho problemas com meu útero, então eu sofro vários tratamentos, mas nenhum trabalhou para mim. Eu estava indo para a adoção. Mas alguns anos atrás eu quis dizer com alguém que me apresentou a um médico erval, ela disse que o médico ervas ajudou sua amiga com ervas medicinais e sua amiga poderia conceber e ter um filho, então ela me recomendou que tentasse o caminho de ervas. Esta é uma coisa na qual eu nunca pensei em minha vida porque nunca usei nenhuma medicina herbal desde que eu fui dado à luz. Mas eu decidi entrar e tentar o remédio à base de ervas medicinais. Então eu entrei em contato com ele, o nome dele é o doutor SUNNY e ele preparou as ervas para mim, e eu comecei a aceitar isso. Eu levei isso por algum tempo, e ele me avisou a tempo de fazer sexo com meu marido, então eu continuo e estava fazendo de acordo com sua direção. Veja para cortar a história curta, entrei, e eu concebo e sustento uma criança. Hoje eu posso dizer corajosamente que sou uma mãe feliz. Por favor, se você estiver por aí e você está pensando em adotar uma criança só porque o médico disse para você que você não pode ter seu próprio filho, eu quero dizer que não, não adote nenhuma criança apenas entre em contato com o médico ensolarado e deixe-o dar Você é sua medicina herbal que abrirá seu útero. E asseguro-lhe em nenhum momento você terá seu próprio bebê. Seus detalhes de contato são email (dregbedcaster@gmail.com) e seu número de telefone em ou o que ele é (+2348077620669).

    ResponderExcluir
  100. Amamento meu bb de um ano e cinco meses e estou gravida de três meses. A amamentação está sendo um desafio, pois meus seios estão muito doloridos. Essa sensibilidade passa ou vou senti-la até o final da gravidez? ?

    ResponderExcluir
  101. Oi gente minha mestruacao e toda desregulada e quando nao desce eu sinto todos os simtomas de uma gravidez ai sempre fica a duvida no ar sera que estou? Ou nao? Meu filho tem 1ano 7 mes e mama muito

    ResponderExcluir
  102. Olá! Tenho um bebê de 1 ano e 1 mês e estou grávida de 3 meses,estou amamentando e minha médica disse que posso continuar,ele mama muito,agora mais ainda,e queria saber até quando amamentar?

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Obrigada por contribuir com seu comentário!
Todos os comentários são lidos e moderados previamente.
Estamos dispostas a ajudar no que for preciso!

Postagens mais visitadas deste blog

Parir sorrindo

Para quem já viu é sempre bom rever, para quem não viu e acredita que parto é a pior coisa do mundo, ta aqui a prova de que, com bons profissionais e pessoas dispostas a ajudar, o parto pode ser uma experiência de muito prazer! Muito lindo!

Homeopatia e Alopatia: você sabe a diferença?

Por Rosana Oshiro O momento em que a doença afeta nossos filhos é o de maior preocupação para nós que somos pais e mães. Logo queremos levá-los ao médico para que receite algum medicamento que os livre "daquele mal". Já falamos aqui e aqui sobre a febre, e o hoje vou falar de duas principais formas de tratamento de doenças infantis: Homeopatia e Alopatia. Você sabe a diferença entre elas? Quando ouvi falar sobre homeopatia pela primeira vez, imaginei ser algo como "remédio de curandeiro" ou uma "simpatia" e nem dei muita bola...huahuahuahuahuauha Conversando, certa vez, como amiga que cursava faculdade de "Farmácia" ela me explicou de forma simples e clara que: - Homeopatia é o tratamento feito com substâncias "iguais" às da doença, buscando combater a doença como um todo. - Alopatia é o tratamento feito com substâncias "opostas" às da doença, que busca combater os sintomas das doenças. Depois, pesquisando mais e lendo sobr

Licença maternidade no Japão

É comum as mulheres trabalhadoras não conhecerem seus direitos e deveres quando gravidas no Japão. Recentemente, recebi várias instruções no curso de japonês que realizei pela JICE e gostaria de passar para as que estão em duvidas de seus direitos. Vou escrever por tópicos de forma bem clara e simples, caso alguém tenha alguma duvida, pode me escrever pela guia de contato ou deixar seu comentário no post que terei prazer em esclarecer. Vamos lá! - Como já disse em uma postagem anterior, toda mulher gravida no Japão, que não tem o hoken (Shakai ou kokumin) deve providenciá-lo o mais rapido possível, porque só através dele é possível receber os benefícios que a lei concede. - A mulher que trabalha, há mais de 1 ano com o mesmo empregador (se for empreiteira pode ter mudado de empresa), e tem o Shakai Hoken há mais de 1 ano também, tem direito a licença maternidade remunerada em 60% de seu salário normal, durante o período da licença. - O periodo de licença é de aproximadamente 98 dias,