Pular para o conteúdo principal

CONFIANÇA

Eu acredito que essa seja a coisa mais necessária pra qualquer pessoa que vai ser ou é mãe.

A gente precisa (repito: PRECISA) ter confiança em tudo: na roupinha, nos brinquedos, no xampú, no pediatra, no carrinho, no sling, no berço, mas principalmente, em nós mesmas. Na nossa capacidade de gerar, de gestar, de parir, de amar, de sentir, de intuir, de amamentar, de cuidar, de DECIDIR.


A gente precisa confiar na gente. Na natureza.

Muitas vezes, isso significa ir contra a maré, fazer o que ninguém faz, o que ninguém fala, o que ninguém gosta.

Amamentar (que é o assunto, heheheheeheh) é simples. Precisa de três itens: uma mãe, um bebê e água. Tendo isso, já tem 99% do caminho andado, com a certeza de uma amamentação boa e feliz. O resto, vem de informação. Informação é a base pra que nossas decisões tenham fundamento, que não sejam só "ah, minha vizinha falou...", "o pediatra mandou". Pra que a gente tenha confiança e segurança. E pra que a gente faça certo.

TODO lugar diz que amamentar é importante. Que amamentação exclusiva nos 6 primeiros meses é fundamental e ideal, e que até os dois anos, pelo menos, é bom amamentar. Mas quem faz? Quantas pessoas conseguem botar o peito pra fora em qualquer lugar e amamentar? Quantas mulheres que fizeram isso não viram alguém fazendo cara feia?

Uma coisa que todo mundo precisa saber é que TODO SANTO BEBÊ CHORA. Uns mais, outros menos. Mas todos choram. E não é só de fome, não! Pode ser carência, por que não? Eles saíram do lugar onde viveram 9 meses, é normal se sentirem inseguros, não?
E bebê dorme a noite toda depois de uma mamadeira de leite em pó porque aquilo é pesado demais pro estômago daquele serzinho. É uma feijoada de boteco, gente. Deixa qualquer um sonolento, mesmo.

Outra coisa: qualquer bico (seja chupeta, mamadeira, chuquinha) pode confundir o bebê e fazer com que ele desmame.
Então, vamos não dar essas coisas?
(eu sabia disso e tentei dar chupeta pros meus 3 em momentos de desespero. Só a Melissa aceitou)

Uma dica: sentiu que o peito está vazio? Toma água. Um, dois, três copos de água. Tome quantos você conseguir sem passar mal. hehehhehee. Depois pegue seu bebê no colo, veja o rostinho, as mãosinhas, as dobrinhas, o pezinho. Namore seu bebê. Ame. E só isso vai fazer com que você produza ocitocina e libere seu leite.
Eu, até hoje, quando vejo uma cena muito linda dos meus filhos, fico com os seios jorrando leite.

A dica contrária: se seus seios estão empedrados, tome um banho morno, ordenhe só o suficiente pra aliviar a dor. Depois faça compressas GELADAS. Sim, são elas que diminuem a produção de leite. E ordene o leite que sobra. E doe. Doar é um ato que salva vidas. Doe.

Amamentar SEMPRE vale a pena. Sempre. Mesmo que você precise complementar, mesmo que o bebê já não seja mais tão bebê. Mas precisa ser gostoso tanto pra ele quanto pra você. Verifique a pega, use uma almofada de apoio pra cabecinha e vai em frente! O mundo e o seu bebê agradecem.

Comentários

  1. Este post está excelente Thais!
    É o que a mulherada tem perdido muito: a confiança em si mesma, infelizmente!
    Ser mãe é confiar no instinto, na natureza.
    Muito bom!

    beijo

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Obrigada por contribuir com seu comentário!
Todos os comentários são lidos e moderados previamente.
Estamos dispostas a ajudar no que for preciso!

Postagens mais visitadas deste blog

Parir sorrindo

Para quem já viu é sempre bom rever, para quem não viu e acredita que parto é a pior coisa do mundo, ta aqui a prova de que, com bons profissionais e pessoas dispostas a ajudar, o parto pode ser uma experiência de muito prazer! Muito lindo!

Homeopatia e Alopatia: você sabe a diferença?

Por Rosana Oshiro O momento em que a doença afeta nossos filhos é o de maior preocupação para nós que somos pais e mães. Logo queremos levá-los ao médico para que receite algum medicamento que os livre "daquele mal". Já falamos aqui e aqui sobre a febre, e o hoje vou falar de duas principais formas de tratamento de doenças infantis: Homeopatia e Alopatia. Você sabe a diferença entre elas? Quando ouvi falar sobre homeopatia pela primeira vez, imaginei ser algo como "remédio de curandeiro" ou uma "simpatia" e nem dei muita bola...huahuahuahuahuauha Conversando, certa vez, como amiga que cursava faculdade de "Farmácia" ela me explicou de forma simples e clara que: - Homeopatia é o tratamento feito com substâncias "iguais" às da doença, buscando combater a doença como um todo. - Alopatia é o tratamento feito com substâncias "opostas" às da doença, que busca combater os sintomas das doenças. Depois, pesquisando mais e lendo sobr

Licença maternidade no Japão

É comum as mulheres trabalhadoras não conhecerem seus direitos e deveres quando gravidas no Japão. Recentemente, recebi várias instruções no curso de japonês que realizei pela JICE e gostaria de passar para as que estão em duvidas de seus direitos. Vou escrever por tópicos de forma bem clara e simples, caso alguém tenha alguma duvida, pode me escrever pela guia de contato ou deixar seu comentário no post que terei prazer em esclarecer. Vamos lá! - Como já disse em uma postagem anterior, toda mulher gravida no Japão, que não tem o hoken (Shakai ou kokumin) deve providenciá-lo o mais rapido possível, porque só através dele é possível receber os benefícios que a lei concede. - A mulher que trabalha, há mais de 1 ano com o mesmo empregador (se for empreiteira pode ter mudado de empresa), e tem o Shakai Hoken há mais de 1 ano também, tem direito a licença maternidade remunerada em 60% de seu salário normal, durante o período da licença. - O periodo de licença é de aproximadamente 98 dias,