Pular para o conteúdo principal

Como é a dor do parto?

Muitas mulheres, senão todas, logo que engravidam, ficam cheias de dúvidas sobre os sintomas da gestação, e sempre que possível, questionam seus médicos sobre essas dúvidas. A maioria dessas questões é sanada geralmente com as respostas de praxe.

Existem ainda as preocupações com: o enxoval, o nome da criança ou se vai ser menino ou menina.

Mas existe uma questão, que eu acredito que seja a que mais deixa as futuras mamães ansiosas e nervosas: COMO É A DOR DO PARTO?

Pensando aqui com "meus botões", tudo o que não se traduz em palavras, geralmente são coisas que só é possível experimentar pela experiência pessoal, como por exemplo: o amor e a fé em Deus. É assim que encaro a dor do parto: como uma experiência de vida intensa, transformadora e única!

Não posso dizer que parto não doa, porque dói sim, mas não é como uma dor de dente ou a dor no rim (que alguns dizem que é como a dor do parto...huahuahua) é uma dor de abertura do corpo, quando ossos, músculos, carne, sangue, hormônios, tudo trabalha perfeita e harmonicamente para a chegada de um ser humano no mundo. É a natureza humana!

Tenho aqui, alguns aspectos sobre a dor do parto, que considero importantes, e que acredito que sirvam para informar e tranqüilizar aquelas que vão se passar pela experiência do parto pela primeira vez.

CONTRAÇÕES
Muitas mulheres não sabem como é uma contração, sendo que todas tem contrações de Braxton Hicks durante toda a gestação.

A contração é aquele momento em que a barriga fica dura, muito dura, e dependendo da posição do bebe, pode-se sentir uma dorzinha incomodando. Basta colocar a mão na barriga que dá para sentir que ela está dura. Isso é contração.

Existe uma tabela com o número de Braxton Hicks que é normal a mulher sentir durante cada semana de gestação:

Contratilidade uterina durante a gravidez (Fescina e col., 1984): Número de contrações/Hora/Semana (o máximo ainda dentro da normalidade):

26 semanas: 1
27 semanas: 3
28 semanas: 5
29 semanas: 7
30-33 semanas: 8
34-38 semanas: 9

A contração do trabalho de parto vem acompanhada de dor nas costas (na lombar) ou no “pé da barriga”, isso depende da posição do bebê. Ela é como uma onda: começa com uma dorzinha fraca que vai ficando forte, alcança um pico e fica fraca de novo. Muitas vezes é como uma cólica que vem e vai...

A contratilidade uterina durante o parto tem duração de até 90 segundos, com uma freqüência de até 5 / 10 min e um intervalo intercontratural de até 1 minuto.

É importante lembrar que se forem respeitadas as vontades da mulher nesse momento, sua livre movimentação e ter consigo uma companhia que ela deseje, a sensação da dor é bastante amenizada, e geralmente a mulher tem uma contração forte e outra mais fraca, porque o corpo é "sábio" e vai intercalando conforme a necessidade.

Existem também uma série de formas de amenizar a dor com técnicas não-farmacológicas (chás, banhos, movimento, massagem, música, etc.) para a fase de dilatação.

Outro aspecto importante é que o conceito de dor é diferente para cada ser humano por isso não adianta se preocupar com a dor antes da hora, porque cada pessoa sente diferente.

FASES DO TRABALHO DE PARTO
É preciso saber que o trabalho de parto possui quatro fases distintas:
LATENTE, ATIVA, TRANSIÇÃO E EXPULSÃO.

FASE LATENTE: de 1 a 4 cm de dilatação.
É a fase em que a mulher começa a sentir as primeiras contrações, o momento em que o colo começa a se afinar e abrir (dilatação).

As contrações são espaçadas a cada 10 minutos, mais ou menos, e duram cerca de 30 segundos. (Deve-se começar a contar o inicio do TP quando ficar mais de uma hora nesse ritmo)

Pode ocorrer um pouquinho de sangramento genital ou sair um muco meio amarelado como catarro, que chamamos de tampão mucoso.

Algumas mulheres sentem vontade de ir ao banheiro a todo momento, outras sentem náuseas, outras nada sentem, isso varia muito de pessoa para pessoa.

A dor nesse momento é suave, concentrando-se na respiração e relaxando, é possível descansar um pouco para o próximo período, inclusive tirar alguns cochilos. (que farão muita diferença no fim do processo de parto)

Pode-se também utilizar chuveiro, banheira e bola de pilates para aliviar a dor das contrações, o que ajuda bastante!

É importante também, alimentar-se com coisas leves e que dêem energia, como um chocolate, por exemplo, e beber muuuuuuuita água!

FASE ATIVA: de 4 a 8 cm.
Nessa fase a mulher começa a sentir-se incomodada com as posições em que fica, já não consegue mais ficar parada por muito tempo, e é MUITO IMPORTANTE que se movimente para a dilatação ocorrer mais facilmente.

Existem uma série de posições e exercícios para ajudar nessa fase, vejam alguns exemplos de posições abaixo:



O mais importante é guiar-se pelo instinto e procurar as posições que mais lhe agradem, lembrando-se de beber muita água também nesse período.

As contrações ficam menos espaçadas, chegam a 3 em 3 minutos e com duração de 40 a 50 segundos.

Lembrando que esse é um processo de parto natural, ou seja, sem indução com ocitocina sintética.

FASE DE TRANSIÇÃO: 8 a 10cm.
Nessa fase é o momento em que as contrações ficam mais fortes e numa seqüência "frenética".

Geralmente, é o momento em que as mulheres pedem "arrego", dizem que não vão agüentar mais e tal.

Isso ocorre porque o organismo libera hormônios como a adrenalina, que fazem-na sentir medo, sono, tremedeira, (dentre outras coisas como defecar e urinar muitas vezes), tudo ao mesmo.

Esse período é muito curto, dura de 30 a 40 minutos e logo em seguida a mulher já estará na fase expulsiva.

FASE DE EXPULSÃO (EXPULVIVO): 10 cm de dilatação!

Geralmente as mulheres quando são informadas que estão com 10 cm sente-se vitoriosas. Isso é muito bom. Porém, saibam que o expulsivo pode demorar ainda algumas horas, se o processo natural for respeitado.

A dor nessa hora fica diferente, um pouco mais tranqüila às vezes, até que a mulher começa a sentir os puxos, que é a vontade de fazer força, como se fosse defecar, o que pode acontecer inclusive, pois é totalmente normal.

O puxo vem instintivamente, naturalmente, sem que seja necessário nenhum médico ou enfermeira ficar comandando-lhe para fazer ou até utilizando outros recursos ou manobras.

Infelizmente, em muitos casos, não é respeitado esse tempo do corpo da mulher e ela acaba sendo "comandada" a fazer força e passa por episiotomia desnecessária para adiantar o trabalho dos médicos, mas isso é assunto para outro post...

Quando vem a vontade de fazer força o processo fica mais tranqüilo e se a mulher for "deixada em paz", o expulsivo pode ser muito rápido.

Bem, para terminar é fundamental que para aceitar a dor, a mulher tenha a informação de que DÓI sim, muito além da imaginação. Mas se você está preparada pra ela, você a verá como a força das deusas. Uma aliada para trazer seu filho ao mundo!

Acredite que dói e que essa dor faz parte do processo, porque essa dor é o seu corpo trabalhando junto com o corpo do bebê, e que essa dor é necessária para você parir seu filho por uma questão evolutiva: caixas cranianas para conter cérebros pensantes grandes demais, para nossas bacias de bípedes. É só isso.

É completamente diferente da dor ignorante, da dor da religiosa que acredita estar pagando pelos pecados de Eva, da dor sofrimento das mães que "não querem isso para suas filhas" e lhes recomendam a maravilha moderna da cesárea.

Eu defendo a dor compreendida e compartilhada, defendo e vejo-a como a DOR DA VIDA E DA TRANSFORMAÇÃO!

A dor que eu defendo é a da mulher consciente de que quer parir seu filho, que acredita na própria fisiologia, que acredita poder ser bem sucedida. Essa convicção vai ajudar-lhe a compreender a função da dor e suportá-la, mesmo gemendo, gritando, urrando e no final regozijando-se e NASCENDO junto com seu filho como MÃE E UMA NOVA MULHER!

PS: Quer saber como é a sensação da dor? Leia o texto da Katia Barga: O parto normal e a montanha russa
PS2: Quer assistir um trabalho de parto e parto ao vivo pela internet para entender melhor o processo de parto? Siga-me em meu novo blog: "Empoderando"

Comentários

  1. Acabei de ver o link no blog da Thá. Não sabia do blog. Que legal! parabéns

    ResponderExcluir
  2. muito bom vamo ver se vai me ajudar mas de qualquer forma muito obrigado

    ResponderExcluir
  3. ótimo post!!! Estou de 7 meses e é minha primeira filha. Estou cada dia mais ansiosa!

    ResponderExcluir
  4. Se o seu post não havia sido fantástico o suficiente, a conclusão dele foi maravilhosa. Muito obrigada por todo o conhecimento e informação aqui partilhados. Com certeza me ajudarão muito nessa jornada. Obrigada do fundo do meu coração!

    ResponderExcluir
  5. Estou de 35 semanas e estou anciosa pra chegar a hora do parto, mas ao mesmo tempo fico com medo !
    Este post me ajudou a ver que vai doer muito mas com tranquilidade e concentracao voce nao se arrependerar do esforco !
    Mamae esta te esperando Emanuelle!

    ResponderExcluir
  6. Estou de 35 semanas e estou anciosa pra chegar a hora do parto, mas ao mesmo tempo fico com medo !
    Este post me ajudou a ver que vai doer muito mas com tranquilidade e concentracao voce nao se arrependerar do esforco !
    Mamae esta te esperando Emanuelle!

    ResponderExcluir
  7. Estou com 33 semanas e mta dor fora do normal, mtas pessoas ficam colocando medo em mim falando que nao vou aguentar so porque tenho 16 anos e sou magra, mas gracas a Deus nao estou com medo

    ResponderExcluir
  8. Estou com 33 semanas e mta dor fora do normal, mtas pessoas ficam colocando medo em mim falando que nao vou aguentar so porque tenho 16 anos e sou magra, mas gracas a Deus nao estou com medo

    ResponderExcluir
  9. Só não gostei do comentário da maravilhosa e moderna cesárea, pois infelizmente tive todas as dores do parto normal e não pude te lo, então nem sempre a cesárea é maravilhosa, porque o pós operatório doi horrores e um comentário assim pode fazer uma mulher se sentir menos mulher por não conseguir ou até mesmo não querer um parto normal.

    ResponderExcluir
  10. Só não gostei do comentário da maravilhosa e moderna cesárea, pois infelizmente tive todas as dores do parto normal e não pude te lo, então nem sempre a cesárea é maravilhosa, porque o pós operatório doi horrores e um comentário assim pode fazer uma mulher se sentir menos mulher por não conseguir ou até mesmo não querer um parto normal.

    ResponderExcluir
  11. Oi Simone. Muito instrutivo suas informações. Obrigado.
    Preciso no entanto lhe explicar algo. Em outras palavras você disse que é necessário suportar a dor pois isso faz parte do processo evolutivo. Depois disse que defende a dor da mulher que acredita em si mesma.
    Depreciou a mulher "religiosa" dizendo que ela vê a dor apenas como o pagamento de um erro que não vez.
    Não consigo entender que conforto pode trazer a alguma mãe saber que a dor que ela terá de suportar vem do resultado do acaso evolutivo. Se é o acaso responsável pelo tamanho dos crânios e bacias é melhor acreditar em si mesma como você indica, afinal confiar no acaso é bastante arriscado.
    Saiba a senhora que você é ignorante quanto a bíblia e o que as santas mulheres cristãs acreditam. Elas crêem que a dor é sim resultado do pecado do primeiro casal, mas sabe que o filho que virá após a dor é um presente de Deus a alguém que não merecia nada exceto dor. Ela sabe que Ele é gracioso em lhe dar uma imensa alegria após um momento de tamanha dor. E por fim ela amará aquela criança e entenderá um pouco o quanto Deus a amou entregando Seu filho Jesus a morte para que ela não precise morrer como consequência do pecado do primeiro casal.
    Isso não é dor ignorante senhora Simone.

    ResponderExcluir
  12. Oi Simone. Muito instrutivo suas informações. Obrigado.
    Preciso no entanto lhe explicar algo. Em outras palavras você disse que é necessário suportar a dor pois isso faz parte do processo evolutivo. Depois disse que defende a dor da mulher que acredita em si mesma.
    Depreciou a mulher "religiosa" dizendo que ela vê a dor apenas como o pagamento de um erro que não vez.
    Não consigo entender que conforto pode trazer a alguma mãe saber que a dor que ela terá de suportar vem do resultado do acaso evolutivo. Se é o acaso responsável pelo tamanho dos crânios e bacias é melhor acreditar em si mesma como você indica, afinal confiar no acaso é bastante arriscado.
    Saiba a senhora que você é ignorante quanto a bíblia e o que as santas mulheres cristãs acreditam. Elas crêem que a dor é sim resultado do pecado do primeiro casal, mas sabe que o filho que virá após a dor é um presente de Deus a alguém que não merecia nada exceto dor. Ela sabe que Ele é gracioso em lhe dar uma imensa alegria após um momento de tamanha dor. E por fim ela amará aquela criança e entenderá um pouco o quanto Deus a amou entregando Seu filho Jesus a morte para que ela não precise morrer como consequência do pecado do primeiro casal.
    Isso não é dor ignorante senhora Simone.

    ResponderExcluir
  13. Mais que dar uma a pouquinho de medo dar mesmo kkk' estou de 39 semanas esperando um príncipe, espero que dê tudo certinho na hora do parto, eu sei que Deus vai está o tempo todo ao meu lado e vai ocorrer tudo bem !

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Obrigada por contribuir com seu comentário!
Todos os comentários são lidos e moderados previamente.
Estamos dispostas a ajudar no que for preciso!

Postagens mais visitadas deste blog

Parir sorrindo

Para quem já viu é sempre bom rever, para quem não viu e acredita que parto é a pior coisa do mundo, ta aqui a prova de que, com bons profissionais e pessoas dispostas a ajudar, o parto pode ser uma experiência de muito prazer! Muito lindo!

Homeopatia e Alopatia: você sabe a diferença?

Por Rosana Oshiro O momento em que a doença afeta nossos filhos é o de maior preocupação para nós que somos pais e mães. Logo queremos levá-los ao médico para que receite algum medicamento que os livre "daquele mal". Já falamos aqui e aqui sobre a febre, e o hoje vou falar de duas principais formas de tratamento de doenças infantis: Homeopatia e Alopatia. Você sabe a diferença entre elas? Quando ouvi falar sobre homeopatia pela primeira vez, imaginei ser algo como "remédio de curandeiro" ou uma "simpatia" e nem dei muita bola...huahuahuahuahuauha Conversando, certa vez, como amiga que cursava faculdade de "Farmácia" ela me explicou de forma simples e clara que: - Homeopatia é o tratamento feito com substâncias "iguais" às da doença, buscando combater a doença como um todo. - Alopatia é o tratamento feito com substâncias "opostas" às da doença, que busca combater os sintomas das doenças. Depois, pesquisando mais e lendo sobr

Licença maternidade no Japão

É comum as mulheres trabalhadoras não conhecerem seus direitos e deveres quando gravidas no Japão. Recentemente, recebi várias instruções no curso de japonês que realizei pela JICE e gostaria de passar para as que estão em duvidas de seus direitos. Vou escrever por tópicos de forma bem clara e simples, caso alguém tenha alguma duvida, pode me escrever pela guia de contato ou deixar seu comentário no post que terei prazer em esclarecer. Vamos lá! - Como já disse em uma postagem anterior, toda mulher gravida no Japão, que não tem o hoken (Shakai ou kokumin) deve providenciá-lo o mais rapido possível, porque só através dele é possível receber os benefícios que a lei concede. - A mulher que trabalha, há mais de 1 ano com o mesmo empregador (se for empreiteira pode ter mudado de empresa), e tem o Shakai Hoken há mais de 1 ano também, tem direito a licença maternidade remunerada em 60% de seu salário normal, durante o período da licença. - O periodo de licença é de aproximadamente 98 dias,